Após caso de Alberto Cowboy no BBB26, o que fazer quando um adulto engasga?
Saiba como agir em casos de engasgo em adultos com orientações práticas do Corpo de Bombeiros
No BBB 26, Alberto Cowboy sofreu um engasgo, destacando a importância de saber agir em casos semelhantes, com procedimentos como tapotagens nas costas, manobra de Heimlich e acionar socorro emergencial se necessário.
Um momento desesperador aconteceu antes da fase final da prova do anjo no "BBB 26", no começo da noite de sábado, 7. Alberto Cowboy esperava para disputar a etapa decisiva quando se engasgou. Sem conseguir pedir ajuda, o brother começou a perder o ar e os participantes correram para socorrer o mineiro. Após o susto, muitos podem ter se questionado, afinal, o que fazer quando um adulto engasga?
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com orientação do Corpo de Bombeiros, há duas maneiras de fazer o atendimento a vítimas de obstrução das vias respiratórias, popularmente conhecida como engasgo.
A primeira delas, é o tradicional procedimento de batidas nas costas. O socorrista deve realizar ciclos alternados de cinco tapotagens nas costas e cinco compressões abdominais (manobra de Heimlich), iniciando pelos golpes nas costas.
Assim, as orientações ao socorrista é de:
- 1. Se posicione atrás da vítima;
- 2. Execute cinco tapotagens firmes entre as escápulas;
- 3. Alterne com cinco compressões abdominais (manobra de Heimlich), aplicando força suficiente, mas com cuidado para não causar lesões;
- 4. Repita o ciclo de cinco tapotagens e cinco compressões até que o objeto seja expelido;
- 5. Observe os sinais da vítima, como respiração, tosse e nível de consciência;
- 6. Acione o serviço de emergência via 192 (Samu) 193 (Corpo de Bombeiros Militar) se o objeto não for expelido rapidamente ou se a vítima perder a consciência. Neste caso, inicie imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e só pare até a chegada do socorro.
Manobra de Heimlich
Se não funcionar o primeiro procedimento, o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso orienta fazer a manobra de Heimlich, que consiste em aplicar compressões abdominais rápidas e firmes logo acima do umbigo, com o objetivo de gerar uma pressão interna que expulse o objeto que está bloqueando a passagem de ar.
Para realizá-la, o socorrista deve posicionar-se atrás da vítima, envolver sua cintura com os braços, fechar uma das mãos e colocá-la entre o umbigo e o esterno (osso do peito), segurando o punho com a outra mão. Em seguida, deve puxar com força para dentro e para cima, em movimentos rápidos e repetidos, até que o objeto seja expelido e a vítima volte a respirar normalmente.