PUBLICIDADE

Preta Gil fará quimioterapia oral para tratar câncer; veja como funciona

Artista interrompeu o tratamento com quimioterapia endovenosa e se prepara para iniciar uma nova fase em sua batalha contra o câncer

2 mai 2023 - 18h13
Compartilhar
Exibir comentários
Preta Gil
Preta Gil
Foto: Reprodução/ Instagram @pretagil

A cantora e empresária Preta Gil se prepara para iniciar uma nova fase em seu tratamento contra o adenocarcinoma, câncer no final do intestino. Ela vai começar sessões de radioterapia, como já havia anunciado, junto à quimioterapia oral.

Isso marca uma mudança no tratamento da artista que, na última semana, anunciou o fim antecipado dos ciclos de quimioterapia endovenosa. Animada, ela compartilhou com os seguidores a decisão dos médicos de concluir aquela etapa.

Quimioterapia endovenosa x quimioterapia oral

A quimioterapia oral é feita por meio da administração de medicamentos em comprimidos, cápsulas ou líquidos, como explica o cirurgião oncologista Wesley Pereira Andrade. Por isso, a vantagem desse tratamento está na conveniência, já que o paciente não tem a obrigatoriedade de ir até o hospital ou clínica fazer o procedimento.

É o que acontecia com Preta Gil, que vinha se internando a cada ciclo da quimioterapia endovenosa (por meio das veias). Por outro lado, ambos métodos têm os mesmos efeitos.

"A quimioterapia oral é uma quimioterapia efetiva, então podemos ter vários efeitos colaterais, como cansaço, fraqueza, enjoo, diarreia, lesões na pele, na palma da mão e na na sola do pé, que chama de síndrome mão-pé, bem como também a perda de peso e alterações do paladar", pontua o médico, doutor em Oncologia e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SMCO), em entrevista ao Terra.

Andrade explica que esse é um método indicado para o tratamento de vários tipos de tumor. Pode ser adotado tanto de forma exclusiva quanto complementar à quimioterapia endovenosa, como optou a equipe médica da artista.

Estado de saúde de Preta Gil

Ao anunciar a novidade nesta segunda-feira (1º), Preta também mostrou o apoio que tem recebido de amigos e familiares ao longo dessa trajetória.

"Um resumo do mês de abril, sem a menor dúvida o mês mais difícil e desafiador da minha vida, o mês onde eu renasci e tive uma segunda chance de ter o privilégio de desfrutar a vida com suas dores e delícias!!!", compartilhou nas redes sociais.

No início do mês, a artista enfrentou um quadro de sepse, que a fez interromper o tratamento contra o câncer para cuidar da infecção. Já recuperada, ela está de novo inteiramente focada em se curar do adenocarcinoma.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade