PUBLICIDADE

Depilação a laser é definitiva? Mitos e verdades sobre o procedimento

Você já ouviu falar que a depilação a laser faz os pelos pararem de crescer? Saiba se isso é realmente verdade!

29 fev 2024 - 10h18
(atualizado em 7/3/2024 às 20h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a promessa de garantir resultados mais duradouros e pelos mais finos e menos visíveis com o tempo, a depilação a laser tem se tornado cada vez mais popular.

Já ouviu falar que, com a depilação a laser, os pelos param de crescer? Saiba se isso é verdade! |
Já ouviu falar que, com a depilação a laser, os pelos param de crescer? Saiba se isso é verdade! |
Foto: senivpetro/Freepik / Boa Forma

De acordo com a  Fernanda Ribeiro, professora do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Braz Cubas, o procedimento utiliza pulsos de luz concentrados para a remoção dos pelos.

"A máquina emite uma energia que entra em contato com a melanina, pigmentos presentes nos pelos, e essa energia é transformada em calor, destruindo folículo piloso", explica ela.  A seguir, saiba mais sobre a depilação a laser!

MITOS E VERDADES SOBRE A DEPILAÇÃO A LASER

É possível ver resultado a partir da primeira sessão

Parcialmente verdade

Segundo  Regina Jordão, fundadora e CEO da Pello Menos, em muitos casos, é possível notar diferença já na primeira sessão, porém isso depende do organismo e de vários outros fatores. No início, a pessoa pode perceber que os pelos vão demorar mais tempo do que o normal para crescer.

"O número de sessões necessárias para resultados satisfatórios varia de pessoa para pessoa. Em média, são recomendadas de 4 a 8 sessões para abranger os diferentes ciclos de crescimento do pelo e alcançar a diminuição desejada", destaca a Dra. Michele Kreuz, dermatologista.

Não pode ser feita em áreas tatuadas

Verdade

"A depilação a laser não pode ser feita em cima de áreas tatuadas, uma vez que os pigmentos da tinta, em contato com a luz gerada pelo procedimento, podem ser danificados, causando manchas e até mesmo queimaduras", alerta a Dra. Laís Rios, dermatologista.

Depilação a laser dói

Depende

Isa Santini, especialista em beleza e luxo e CEO do Atêlie Beauty, garante que a depilação a laser é um procedimento pouco invasivo, mais rápido do que a depilação com cera e muito mais eficiente do que os cremes depilatórios ou aparelhos de barbear, que não arrancam os pelos pela raiz, fazendo com que cresçam mais rápido.

Durante o procedimento, algumas pessoas podem sim sentir um leve desconforto ou uma sensação de queimação na pele. No entanto, isso depende da sensibilidade de cada um. 

"Embora seja considerado segura quando executada por profissionais qualificados, a depilação a laser apresenta riscos, como queimaduras e hiperpigmentação", completa Ribeiro. 

Depilação a laser é definitiva

Mito

Embora a depilação a laser possa reduzir significativamente o aparecimento dos pelos, eliminando cerca de 80% deles de maneira duradoura, não é garantido que os pelos não crescerão mais. Isso porque, ao longo do tempo, novos folículos podem ser produzidos pelo corpo, em resposta, por exemplo, à mudanças hormonais.

"Por isso, é fundamental realizar as sessões de manutenção para manter o resultado, mas com um período mais espaçado, podendo ser de três em três meses, seis em seis meses ou uma vez por ano", destaca Regina. 

Pode ser feita em qualquer parte do corpo

Verdade

"A depilação a laser pode ser feita em qualquer parte do corpo, desde que a pele esteja sem lesões ou machucados, sem bronzeamento e sem tatuagens", diz Rios.

Não pode realizar o procedimento durante o verão

Mito

A técnica pode ser realizada em qualquer época do ano, incluindo o verão. No entanto, durante a estação mais quente, os cuidados devem ser redobrados em relação à exposição solar, pois, após o procedimento, a pele tende a ficar mais sensível e suscetível à manchas e irritações.

É necessário evitar os raios solares na semana posterior ao tratamento e sempre utilizar o protetor solar adequadamente, reaplicando-o a cada duas horas.

Depilação   a   laser   clareia   a   pele

Parcialmente verdade

Tendo como objetivo principal a remoção do pelo, a depilação a laser em si não clareia a pele. No entanto, esse efeito pode ser relatados por algumas pessoas que passam pelo procedimento, conta a Dra. Michele.

"O que acontece é que o paciente acaba não tendo mais o microtraumatismo de repetição que costumava ocorrer com a depilação com cera ou lâmina, suspendendo o estímulo à pigmentação da pele", fala ela. Além disso, o método pode agir na melhora da produção de colágeno, o que também contribui para o clareamento da região.

CUIDADOS APÓS A DEPILAÇÃO A LASER

"Após a sessão de depilação a laser, é recomendado não se expor ao sol, caprichar no protetor solar, hidratar bem a pele e não realizar nenhum tipo de depilação que retire o pelo da raiz (com a cera, por exemplo)", resume a esteticista.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade