PUBLICIDADE

Casamento pode ajudar contra a má nutrição quando idosos

24 set 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Mais e mais pessoas idosas sofrem de desnutrição. As pessoas que são solteiras, separadas ou divorciadas são mais afetadas, enquanto homens e mulheres que são casados ??ou viúvos tendem a cuidar melhor de si mesmos. Aqueles que têm dificuldade em andar ou lidar com escadas ou que acabaram de voltar do hospital também são mais propensos a sofrer de desnutrição do que outros da mesma idade. Esta é a conclusão alcançada em uma meta-análise conduzida pela Prof. Dr. Dorothee Volkert e sua equipe no Instituto de Biomedicina do Envelhecimento (IBA) da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU). A desnutrição pode ocorrer em qualquer idade, mas os idosos com 65 anos ou mais são particularmente propensos a isso.

As consequências da desnutrição são múltiplas. Eles variam de perda de peso a um sistema imunológico enfraquecido ou comprometimento funcional dos músculos e de todos os órgãos. O corpo recai em todas as suas reservas. A desnutrição nos idosos parece ser causada por uma gama de fatores surpreendentemente estreita. Apenas idade, estado civil, dificuldades para caminhar e lidar com escadas e permanecer no hospital tiveram um papel significativo a desempenhar. A falta de apetite, que muitas vezes é percebida como uma das principais causas de desnutrição, não era relevante. A idade média dos 4.844 participantes nos seis estudos em que os resultados se baseiam foi entre 72 e 85. Todos os entrevistados viviam em casas particulares na Alemanha, Irlanda, Holanda e Nova Zelândia. Entre 4,6 e 17,2% dos participantes desenvolveram desnutrição ao longo dos estudos.

Referência

Streicher, M, et al. Determinants of Incident Malnutrition in Community-Dwelling Older Adults: A MaNuEL Multicohort Meta-Analysis .  Journal of the American Geriatrics Society , 2018

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade