PUBLICIDADE

Como enfrentar a tristeza de final de ano?

É hora de pensar e repensar o que realmente te faz feliz

30 dez 2021 - 08h03
Compartilhar
Exibir comentários
tristeza de final de ano
tristeza de final de ano
Foto: Bigstock / Personare

Chega dezembro e normalmente bate aquele desespero para fazer tudo! As confraternizações, na pandemia, estão sendo preferencialmente online e muitas das compras também, mas os ajustes e desafios da reta final são os mesmos - e todo mundo querer resolver tudo AGORA! E parece que vai acabar o mundo agora que o Natal chegou e o ano vai virar. Aí, de repente, bate aquela tristeza de final de ano.

Sim, eu gosto de final de ano, mas nem sempre foi assim! Gosto da energia de revisar o que funcionou e o que não funcionou para mim, da energia de encerramento e de ordem que essa época tem. Mas nem sempre foi assim…

Eu queria agradar a todos e ir em todas as confraternizações, comprar mil presentes (e me enrolar financeiramente), estar impecável e de roupa nova. Olhar para minha vida de forma bem crítica e ver todas as coisas que não tinha feito, pensar que eu tinha "fracassado" naquele ano, mas prometer: o próximo ia ser diferente! E vou dizer: já virava o ano putassa!

E se eu te disser que:

  • você pode encontrar as pessoas em qualquer época
  • pode dar presentes quando bem entender
  • pode se recusar a ir a festas se não estiver a fim de comparecer
  • que tudo bem você achar o Natal um porre, estressante ou sentir tristeza de final de ano
  • que está tudo bem e você fez o que deu esse ano que passou
  • que você pode se sentir feliz com as coisas que foram boas para você

Cada ano de nossa vida é marcado por uma simbologia numérica, que nos mostra os tipos de desafios, oportunidades e aprendizados do respectivo Ano Pessoal em 2022 em que se encontram. Para confirmar qual o seu Ano Pessoal em 2022, é só incluir seu nome completo e data de nascimento aqui!

Acolha a sua tristeza de final de ano

Aproveite essa energia de final de ano e faça uma boa arrumação, descarte de tudo o que não serve mais, se desapegue de objetos, coisas e lembranças nocivas (eu sempre faço a lista dos ressentimentos e descarto depois). Busque atividades que você goste e te deixem confortável.

Se for fazer as famosas resoluções de 2022: antes de mais nada, se isole! E então:

  • escreva tudo o que você lembrar de bom que fez e aconteceu em 2021. Tenha gratidão!
  • faça sua lista de metas
  • respire fundo
  • coloque a mão no seu coração e se pergunte em voz alta para cada item da lista: isso vai me fazer feliz? Por que isso me faz feliz? Isso é para mim?
  • se a resposta não for um SIM bem forte, repense ou descarte!

Eu te convido, nesse final de ano, a olhar o que é realmente importante para você (não para a sua família, para a sociedade ou qualquer outra coisa) e perceber que você pode aliviar a carga e ficar somente com o que é seu!

Te convido a aceitar e acolher o que você sente nessa época, a acolher sua tristeza de final de ano, sem julgar seus sentimentos! E, claro, lembrar que são só alguns dias e que logo eles passam!

Se preciso, procure ajuda e apoio!

Aline Lang (alinelangterapias@hotmail.com)

- Formada em Theta Healing (DNA Básico, DNA Avançado e Aprofundando no Digging); especializações em Manifestação e Abundância, Alma Gêmea, Ritmo e Peso Perfeito, Theta - Reiki nível I, II, III e mestre, Regressão terapêutica.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Publicidade