PUBLICIDADE

5 dicas para eliminar a gordura visceral

Acúmulo de gordura na região abdominal pode ser perigoso para a saúde

11 set 2021 13h47
ver comentários
Publicidade
Gordura Visceral
Gordura Visceral
Foto: Shutterstock / Sport Life

A gordura visceral pode gerar severas complicações para a saúde. Ter uma vida sedentária, não dormir direito e ter uma alimentação desregrada são fatores que colaboram para o ganho de peso. Essa condição ocorre por causa de calorias que não são utilizadas pelo organismo e se convertem em gordura dentro do corpo - como se fosse um estoque de energia. Porém, quando essa energia não é utilizada, a gordura começa a acumular e afetar a saúde.

Existem dois tipos de gorduras acumuladas no corpo. Uma é aquela que está presente entre a pele a o tecido muscular. Ela pode aparecer em qualquer lugar do corpo, como braços, pernas e peito. A outra - e mais perigosa - é a presente nas vísceras, a famosa gordura visceral. Ela se concentra na região abdominal, entre os órgãos e é responsável por deixar a barriga grande.

Além do incômodo com a dilatação da barriga, a gordura visceral também pode gerar inúmeros problemas de saúde, e afetar o funcionamento dos órgãos - oferecendo, inclusive, risco de morte em algumas situações.

Como se livrar da gordura visceral

De acordo com o químico, educador físico e atleta IFBB Pro, Renato Cariani, o excesso de carboidratos na alimentação, distúrbios metabólicos e sedentarismo total são as principais causas do acúmulo de gordura visceral. Mas, em seu canal de dicas no Youtube, ele listou algumas atitudes que podem combater essa condição e diminuir a barriga. Confira:

1 - Aumentar ingestão de frutas

As frutas, em sua grande maioria, possuem fatores antioxidantes, grande concentração de fibras e baixo índice glicêmico. Fatores que, de acordo com Cariani, ajudam a combater a górdia visceral. "Comece a incluir frutas na sua dieta e você vai perceber sua barriga reduzindo", afirma. O especialista indica o consumo de três frutas em especial: abacaxi, maçã e frutas vermelhas.

2 - Consumir legumes e vegetais

Assim como as frutas, legumes e vegetais são ricos em fibras. Elemento fundamental para regular o sistema digestivo e combater a gordura visceral. "Você precisa de grandes fontes de fibra, para que seu processo enzimático digestivo funcione melhor. E através de um déficit calórico você consiga eliminar essa gordura", explica o químico.

3 - Não ter medo de carboidratos

Zerar carboidratos é um dos principais erros de quem quer eliminar gordura abdominal. A recomendação é cortar os doces e açúcares, mas não deixar de comer alimentos como arroz, aveia e batatas. De acordo com Cariani, os carboidratos são fundamentais para dar energia muscular.

4 - Realizar exercícios aeróbicos

Correr, nadar, pedalar ou qualquer outra atividade que acelere os batimentos cardíacos e melhoram a circulação do sangue, são ótimos aliados para queimar gordura. No entanto, pessoas com pouca massa muscular precisam tomar cuidado com os exercícios aeróbicos. Segundo Cariani, o risco é definhar e permanecer com barriga - o famoso falso magro.

5 - Praticar exercícios de força e musculação

Para aumentar a massa muscular e não definhar realizando atividades aeróbicas, a melhor solução é a musculação. "Construir músculos é elevar o gasto calórico", afirma Cariani. Segundo o químico, carregar peso pode aumentar o metabolismo basal e potencializar a queima de gordura.

Sport Life
Publicidade
Publicidade