PUBLICIDADE

Alimentos que não são bem tolerados com a idade

15 out 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Pode ser surpresa, mas os alimentos podem afetar a ação do medicamento. Por isso é sempre bom perguntar ao médico ou nutricionista se você deve evitar qualquer alimento. Por exemplo, se você toma um remédio para hipertensão, ansiedade ou insônia, o grapefruit pode interagir com essas drogas. Para não perder a vitamina C e o potássio presentes nessa fruta prefira outros cítricos como morango, laranja e limão.  Se você tem dentes sensíveis, caindo ou faltando, vegetais crus devem ser evitados. No lugar deles opte pelos cozidos ou utilize-os na forma de purê, como cenouras, abóbora e beterraba; ou ainda em caldos e sopas.  O mesmo vale para frutas com casca. Opte pelas frutas mais moles como banana, melão, melancia, morango, entre outras.

Algumas pessoas evitam feijões porque eles causam gases e dor de estômago. Mas, eles são fontes excelentes de fibras, proteína, ferro e contém baixo teor de gordura. O truque é introduzi-los na dieta de forma gradativa; começando pelo caldo e futuramente pelo grão. O álcool deve ser evitado, pois ele atrapalha o sono e pode aumentar a pressão arterial. Além disso, pode causar hipoglicemia em pessoas com diabetes e afetar a ação de medicamentos. Converse com o médico sobre o consumo de álcool. Com relação aos laticínios, produtos ricos em cálcio e vitamina D essenciais para a saúde óssea, prefira os desnatados que são mais bem tolerados já que a digestão de laticínios piora com a idade. Ou ainda, prefira os produtos sem lactose. 

Apesar da cafeína não ser um problema para todos, pode provocar em alguns ansiedade e tremores. Também pode aumentar a frequência cardíaca e causar problemas de sono. Mas, nunca corte esse elemento de uma só vez; pois a sua parada brusca pode provocar dor de cabeça, náusea e vômito. Substitua lentamente a cafeína por chás herbais ou descafeinados. O controle do consumo do sal também é essencial. Se você passou dos 40 ou está em um grupo de risco é recomendado o máximo de 1,5g de sódio por dia. Muito sódio pode aumentar a pressão arterial e o risco para doenças cardíacas e derrame cerebral. Os vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor e couve podem provocar desconfortos gastrointestinais em algumas pessoas, mas são ricos em vitamina C, beta-caroteno, fibra, cálcio, ferro e folato. Alguns estudos ainda mostram que eles podem reduzir o risco de câncer; portanto não evite esses alimentos, apenas adicione-os às refeições gradualmente, em pequenas porções. Beber bastante água ou fluidos também pode ajudar.

Referência:

http://www.webmd.com/healthy-aging/nutrition-world-3/slideshow-food-problems?ecd=wnl_spr_062015&ctr=wnl-spr-062015_nsl-hdln_4&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade