PUBLICIDADE

Especialista dá 5 dicas simples para controlar a ansiedade

A ansiedade pode ser bastante limitante, mas algumas atitudes simples e cuidados do dia a dia podem reduzir seus efeitos

11 ago 2023 - 08h00
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, como indicou um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 18,6 milhões de brasileiros vivem com a ansiedade, transtorno que pode reduzir a qualidade de vida e limitar o dia a dia do paciente, dependendo da sua gravidade.

Especialista dá 5 dicas simples para controlar a ansiedade -
Especialista dá 5 dicas simples para controlar a ansiedade -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

De acordo com o psiquiatra especialista em ansiedade, Dr. Flávio H. Nascimento, algumas medidas podem ajudar a reduzir o impacto da ansiedade. "O tratamento profissional é fundamental para cuidar corretamente da condição e evitar pioras. No entanto, existem alguns cuidados simples que podem ajudar bastante no controle da condição", afirma. 

5 cuidados simples que ajudam a controlar a ansiedade

1 - Distraia seus pensamentos

"Existem determinados pensamentos, que variam de acordo com as particularidades de cada caso, que estimulam a ansiedade. Por isso, saber controlar esses pensamentos e alterá-los quando necessário, mudando seu foco para outras atividades, é importante para evitar crises de ansiedade", explica o Dr. Flávio H. Nascimento.

2 - Água fria

"Beber um copo de água ou tomar um banho com água fria pode ajudar a acionar neurotransmissores relacionados ao bem estar que podem aliviar os sintomas de crises de ansiedade", informa o psquiatra.

3 - Exercícios físicos

"A prática regular de exercícios libera endorfina, um neurotransmissor que melhora o humor e reduz a ansiedade, proporcionando uma sensação de bem-estar, possibilitando um melhor controle da ansiedade", revela.

4 - Respiração

"A respiração é uma poderosa ferramenta contra a ansiedade, pois permite o controle dos sintomas físicos, como sudorese, coração acelerado e estresse, gerando uma sensação de relaxamento", explica o especialista. Flávio orienta a sempre inspirar pelo nariz e expirar pela boca lentamente, sentindo seu corpo durante cada respiração.

5 - Sono

"Manter uma boa higiene do sono e regularidade é essencial. Durma oito horas por dia, evite dormir apenas de madrugada e evite interrupções. Além disso, opte sempre por dormir em um quarto totalmente escuro", orienta o profissional. Conforme o médico, bons hábitos de sono ajudam a controlar melhor o humor, estresse e ansiedade.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade