Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

São Benedito: Saiba a história do padroeiro dos cozinheiros e sua oração

São Benedito morreu há mais de 400 anos, mas continua sendo um exemplo atual de como viver a santidade. veja alguns milagres

5 out 2025 - 08h56
Compartilhar
Exibir comentários

Em diversas cozinhas brasileiras, desde as mais tradicionais até os restaurantes de alta gastronomia, está a imagem de São Benedito. Ele é venerado como o padroeiro dos cozinheiros e celebrado anualmente em 5 de outubro, dia de sua festa litúrgica.

São Benedito
São Benedito
Foto: Reprodução/ TV Centro América / Bons Fluidos

São Benedito

Sobre a origem de São Benedito, há divergências entre os teólogos. Alguns sugerem que ele foi um escravo capturado na África e levado para Europa. No entanto, a versão mais aceita é que ele nasceu na Sicília, na Itália, e era filho de escravos vindos da Etiópia. Seus pais, a princípio, não queriam ter filhos para não condená-los à escravidão. Contudo, ao receberem a promessa de liberdade do seu senhor caso tivessem um herdeiro, Benedito nasceu livre.

Criado por sua mãe sob os ensinamentos cristãos, o jovem de pele escura e sorriso marcante logo demonstrou grande admiração pelos frades franciscanos que praticavam a caridade nas ruas italianas, chamando a atenção deles e sendo convidado a ingressar na congregação.

O frei negro ganhou fama especial por três episódios que são contados como milagres:

  1. Milagre dos peixes: Em um dia de inverno, sem ter o que servir, Benedito orientou os frades a encherem baldes com água e cobrirem com tábuas. Após passar a noite em oração, peixes foram encontrados dentro dos baldes na manhã seguinte.
  2. Refeição dos anjos: Em um dia de celebração, belos jovens de aparência angelical foram vistos ajudando o Santo Negro a preparar a refeição para os paroquianos. Acredita-se que esses jovens fossem anjos.
  3. Sangue dos pobres: Benedito detestava o desperdício de pão, alertando que as migalhas representavam o sangue dos pobres. Em um episódio, aborrecido com o desperdício, ele passou uma esponja sobre as migalhas e a apertou, fazendo escorrer o sangue dos pobres.

São Benedito faleceu aos 65 anos, em abril de 1589, deixando um legado de esperança e humildade que é admirado por inúmeros devotos até hoje.

Ligação com os Pretos Velhos

Na Umbanda, a figura de São Benedito é profundamente reverenciada, mas com uma ressignificação que a conecta diretamente à ancestralidade e à resistência afro-brasileira. O santo católico negro é cultuado como um Preto Velho, uma das mais respeitadas entidades espirituais da religião.

O sincretismo religioso brasileiro, embora tenha sido uma estratégia de sobrevivência e resistência, resultou em um profundo apagamento das tradições negras. Durante a escravidão, os africanos e seus descendentes foram forçados a cultuar o catolicismo.

Para manter viva a fé em seus deuses ancestrais, os Orixás, eles tiveram que associá-los secretamente a figuras do panteão católico, os santos. Assim, Ogum foi sincretizado com São Jorge, por exemplo. Por fim, este processo é um testemunho histórico da violência cultural que os negros sofreram. No entanto, também mostra a inteligência das comunidades afro-brasileiras para preservar sua memória e espiritualidade.

Oração 

"Ó, São Benedito, grande e humilde servo de Cristo, que vivestes na pobreza e na caridade, intercedei por nós junto a Deus Pai, nosso criador e protetor. Vós que encontrastes a liberdade na escravidão, a alegria no serviço e a força na fé, ensinai-nos a amar e a servir sem distinção, a ser humildes de coração e pacientes nas provações. Padroeiro dos cozinheiros, das famílias e dos necessitados, olhai por nossas casas, por nosso sustento diário e por todos aqueles que sofrem por falta de pão. Concedei-nos, pela vossa intercessão, a graça de (faça o seu pedido), se for para a glória de Deus e para o bem de nossas almas. Rogai por nós, São Benedito, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém."

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade