Robert Waldinger, especialista em felicidade: "A ansiedade nos domina, mas essa prática nos ajuda a superar momentos difíceis"
Aceitar a incerteza da vida e não saber o que o futuro reserva é uma forma de preservar o nosso bem-estar.
Robert Waldinger é mais conhecido como diretor do estudo mais longo já realizado sobre felicidade e bem-estar, o Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard. O psiquiatra, psicanalista e autor de A Boa Vida dedica parte do seu tempo a palestras e reforça que "pessoas com melhores relacionamentos vivem mais, são mais felizes e desfrutam de melhor saúde". Waldinger afirma em seu livro que "para todos, é essencial ter pelo menos um ou dois relacionamentos de confiança e segurança na vida". Mas não é apenas quem está ao nosso lado que importa. No caminho para a felicidade, o nosso próprio caráter e a forma como lidamos com os momentos difíceis também são fundamentais.
Em uma de suas postagens no LinkedIn, ele afirmou que hoje "a ansiedade nos domina". Isso é algo que o filósofo Byung-Chul Han também analisou ao dizer que "a depressão é a doença de uma sociedade que sofre de positividade excessiva". Para Waldinger, a incerteza nos sufoca e, em muitas ocasiões, não sabemos como lidar com a tensão dos tempos atuais. Mudanças climáticas, guerras, instabilidade econômica, insegurança no trabalho… Enfrentar tudo isso é difícil, mas ele afirma que "a prática espiritual nos ajuda a superar momentos difíceis". Não para ignorar o que está acontecendo, mas para nos ajudar a enxergar a realidade de outra forma.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): sintomas e tratamentos
O que Kierkegaard quis dizer quando afirmou que "A ansiedade é a vertigem da liberdade"?