Por que Santo Antônio tem fama de casamenteiro? Descubra!
Muitas pessoas oram para Santo Antônio quando querem encontrar o amor da sua vida, mas você sabe o porquê disso?
Hoje (13 de junho) é o Dia de Santo Antônio, mundialmente conhecido por interceder por quem quer achar um amor para sua vida ou mesmo resolver problemas no relacionamento. Por isso mesmo, ele é conhecido como santo casamenteiro. Mas por que essa fama começou?
Primeiramente, é preciso conhecer um pouco mais da história desse santo, que é também padroeiro dos pobres e auxilia pessoas que perderam algum objeto. Santo Antônio, ou Fernando Antônio de Bulhões, nasceu na cidade de Lisboa, em Portugal. Lá, ele entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho para estudar.
Após anos de estudo e pregação, ele pediu para ir para Marrocos para pregar a palavra de Deus. Entretanto, ficou doente e não conseguiu chegar a fazer isso. Santo Antônio morreu aos 36 anos, em 1230, em Pádua, na Itália. Por isso, passou a ser conhecido também como Santo Antônio de Pádua.
Mas, afinal, por que ele começou a ser conhecido como santo casamenteiro?
Por que Santo Antônio é considerado casamenteiro?
Basicamente, essa história começou em Nápoles, quando uma moça de uma família pobre percebeu que seu pai não teria como pagar o dote necessário para que se casasse, como era feito na época. Assim, e sem querer ficar solteira para sempre, ela pediu pela intercessão de Santo Antônio em frente a uma imagem dele.
Milagrosamente, o santo apareceu e lhe deu um bilhete. Ele instruiu que ela levasse o papel para um comerciante específico e lhe pedisse pelo dinheiro que equivalia ao peso do bilhete.
Quando ela fez isso, o comerciante aceitou, já que o papel não devia pesar quase nada. Entretanto, ele se surpreendeu quando teve que pagar 400 escudos de prata até que a balança chegasse ao equilíbrio.
Segundo conta a história, o comerciante tinha feito, tempos antes, uma promessa desse valor para o santo, contudo nunca a cumpriu. Por isso mesmo, Santo Antônio fez com que ele pagasse a dívida e ainda ajudasse a jovem a conseguir o dinheiro para se casar.
Fonte: João Bidu