Pessoas que tiveram pais narcisistas geralmente apresentam esse comportamento quando crescem, segundo a psicologia
Os efeitos da relação com pais narcisistas podem prejudicar a inteligência emocional e impactar a vida adulta
O narcisismo, ou transtorno de personalidade narcisista, é uma condição onde, segundo especialistas, a pessoa apresenta pelo menos três características: um senso exagerado de egocentrismo, uma preocupação excessiva consigo mesma e uma falta de empatia pelas outras pessoas. O termo se popularizou bastante — há quem diga que estamos vivendo uma epidemia de narcisismo nas sociedades ocidentais modernas.
No entanto, muitas vezes ele é usado de forma equivocada para descrever alguém que é apenas egoísta. O narcisismo é um transtorno mais profundo e destrutivo, com efeitos devastadores sobre quem convive com a pessoa, como seu parceiro ou filhos.
Ser criado por um pai narcisista é emocional e psicologicamente complexo, e gera efeitos nas crianças que não se manifestam apenas na infância. Esses impactos também podem ser percebidos em comportamentos que surgem na vida adulta — e que, muitas vezes, representam o oposto do narcisismo: o ecoísmo.
O ecoísmo como resposta à educação narcisista
O neuropsicólogo Álvaro Bilbao afirma que "filhos de narcisistas podem ter maior probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e transtornos de personalidade", mas também podem desenvolver ecoísmo, um traço de personalidade que decorre de sua baixa autoestima ou constantes sentimentos de culpa, algumas das consequências comuns de crescer com pais narcisistas.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Transtorno de personalidade narcisista: entenda o que é o narcisismo
Não acontece só na vida adulta: 5 sinais que indicam que uma criança está com depressão