Peeling de Fenol: jovem de 27 anos morre em procedimento perigoso com ácido que descama a pele
O tratamento estético precisa ser feito apenas com um médico e deve ser evitado por pessoas com problemas cardíacos
Nesta segunda-feira (3), um homem morreu após fazer peeling de fenol em uma clínica de estética do bairro Campo Belo, na zona sul de São Paulo. De acordo com testemunhas, Henrique Chagas, de 27 anos de idade, começou a sentir um mal-estar já no início do procedimento.
Marcelo, o namorado da vítima, informou que, ao final do peeling de fenol, Henrique saiu nervoso, tremendo e com dificuldade de respirar. O jovem chegou a pedir por socorro, mas foi a óbito antes da chegada do SAMU, que foi acionado pelos funcionários da clínica.
Em entrevista à TV Globo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explicou que o peeling de fenol é um procedimento perigoso e frisou que somente um médico pode realizá-lo.
"Este procedimento só pode ser feito por dermatologistas ou cirurgiões plásticos. Ele é um procedimento que demanda sim que o paciente faça exames prévios, exames laboratoriais, exames de sangue e exames de eletrocardiograma. Durante o procedimento, o paciente precisa estar monitorizado", contou Elisete Crocco, médica dermatologista do SBD.
A entidade informou ainda que o peeling de fenol é composto por uma substância tóxica que, quando é absorvida pela pele, pode penetrar na corrente sanguínea e é potencialmente capaz de provocar problemas cardíacos imprevisíveis.
O que é peeling de fenol?
...