Os cinco traços psicológicos das pessoas que reclamam com frequência, segundo a ciência
Reclamações constantes denotam desconforto e insatisfação e buscam a aprovação dos outros.
A realidade que vivemos pode parecer muito diferente dependendo do olhar de quem observa. Enquanto algumas pessoas encaram o mundo ao redor com uma atitude positiva e alegre — o que as faz vivenciar a felicidade com mais frequência —, outras tendem a ser dominadas por pensamentos negativos, que costumam expressar verbalmente, e, por isso, tornam-se pessoas que reclamam com regularidade.
Também chamadas de reclamantes crônicos, essas pessoas geralmente compartilham certos traços de personalidade ou características psicológicas, de acordo com evidências científicas sobre o tema.
Leia mais: Pensamentos negativos causados pela ansiedade podem ser evitados com 5 dicas dessa psicóloga
Neuroticismo ou instabilidade emocional
Pessoas com altos níveis de neuroticismo são mais suscetíveis ao estresse e, portanto, reagem de forma mais intensa aos problemas ou desafios do dia a dia. Elas vivenciam emoções negativas, como ansiedade, tristeza, raiva ou irritabilidade, com maior frequência.
Essa tendência a experimentar emoções negativas se reflete em reclamações constantes, expressas por meio da fala.
Ruminação cognitiva
Na psicologia, a ruminação é definida como a repetição de pensamentos que, em geral, não levam a soluções eficazes. Pelo contrário: são pensamentos duradouros, incontroláveis e cíclicos, originados por processos mentais recorrentes e involuntários que surgem durante e após situações percebidas como negativas.
...
Veja também
A técnica fácil para desmantelar um narcisista "sem gritar, chorar ou perder a paciência"
Pessoas que estão vivendo os melhores momentos de suas vidas usam essas 5 frases
5 "suplementos" naturais contra depressão e ansiedade que você deve tomar todo dia