O que significa quando uma pessoa tem medo do escuro, de acordo com a psicologia?
Comportamento deixa de ser esperado após os seis anos e pode estar ligado a associações negativas
Sentir medo do escuro é algo comum na infância, geralmente associado a monstros e outras figuras do imaginário infantil. Em muitos casos, esse temor desaparece com o tempo, à medida que a criança aprende a diferenciar fantasia e realidade.
No entanto, quando esse medo persiste na juventude ou na vida adulta, ele pode indicar questões emocionais mais profundas. Entenda como a psicologia analisa esse medo e o que ele pode indicar sobre o estado emocional.
Saiba mais: Essa pode ser a razão por trás do medo do seu filho em dormir sozinho, segundo a psicologia
O que significar ter medo do escuro, de acordo com a psicologia?
Segundo Monica Rezende Queiroz, psicóloga do grupo Mantevida, o medo do escuro é, na maioria das vezes, um comportamento aprendido e reforçado ao longo do tempo. Isso pode acontecer tanto por reforçamento negativo — como quando a criança chora e é retirada do ambiente escuro — quanto por reforçamento positivo, ao receber recompensas como dormir com os pais ou ter a luz acesa.
Além disso, o medo do escuro pode se desenvolver a partir de experiências de anteriores. "A criança pode ter aprendido a ter medo de figuras assustadoras ou experiências ruins, por exemplo, em histórias, filmes, sustos, e generaliza esse medo para ambientes escuros. A falta de emparelhamento positivo, o ambiente escuro não foi associado com experiências positivas ao longo do desenvolvimento da criança", esclarece a especialista.
...
Veja também
O que significa quando a pessoa é muito pão-dura, de acordo com a psicologia?
Medo de envelhecer sozinho? Saiba o que a psicologia tem a dizer sobre o assunto
Essa pode ser a razão por trás do medo do seu filho em dormir sozinho, segundo a psicologia