PUBLICIDADE

Ser mãe aos 20, 30, 40 ou 50 anos? Entenda os prós e contras

2 mai 2014 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários
Carolina Dieckmann, Adriane Galisteu, Glória Pires e Solange Couto fazem parte do time das mamães de 20, 30, 40 e 50 anos, respectivamente
Carolina Dieckmann, Adriane Galisteu, Glória Pires e Solange Couto fazem parte do time das mamães de 20, 30, 40 e 50 anos, respectivamente
Foto: Divulgação

Quando escolher o momento certo de dar à luz? Eis uma dúvida que atormenta muitas mulheres hoje em dia, especialmente aquelas que têm carreira profissional intensa e que, a cada dia, decidem adiar a decisão de ser mãe. O obstetra e ginecologista Mário Burlacchini, coordenador de Medicina Fetal do Fleury Medicina e Saúde, reforça a tese de que quanto maior a idade, maiores as complicações para a mãe e para o bebê, porém, afirma que dos 20 aos 50, há vantagens e desvantagens na decisão. Se você está na dúvida, confira os prós e contras da maternidade nas diferentes faixas etárias. 

Mãe aos 20

Esta época é aquela em que as mulheres estão em melhores condições em termos de saúde. “Elas têm mais quantidade de óvulos, por isso é mais fácil engravidar”, explica o obstetra e ginecologista Mário Burlacchini, coordenador de Medicina Fetal do Fleury Medicina e Saúde. Burlacchini também indica que é nesta fase a melhor hora para engravidar. “Os riscos de problemas, tanto para o feto, quanto para o bebê são menores.”

Também há vantagens na questão psicológica. “A mulher jovem tem muita energia e tende a se recuperar melhor do parto e das noites mal dormidas”, é o que acredita a psicóloga Rita Calegari, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. Mas nem tudo são flores. A especialista alerta também para a questão profissional e para a maturidade. “A incerteza com relação ao trabalho poderá tornar a mãe dependente dos pais ou do companheiro e algumas se sentem desconfortáveis com isso. Com pouca experiência de vida, a mulher da faixa dos 20 ainda sofre com os próprios altos e baixos emocionais, típicos do início da idade adulta e tornar-se responsável por outra vida, além da sua, pode ser estressante para algumas mulheres”, explica. 

Uma das famosas que tiveram filho por volta desta idade foi Carolina Dieckmann. Aos 21 anos de idade ela deu à luz a Davi, fruto de seu relacionamento com o ex-marido Marcos Frota, na época, com 43 anos. Em entrevistas, a bela já disse que não se arrepende, e mais: que é mulher mais feliz do mundo desde o dia em que ele nasceu.  

Mãe aos 30

Se a gestação acontecer até os 35 anos, o Dr. Mário Burlacchini aponta que quase não há diferença em relação aos 20 anos. “A partir dessa idade os riscos de aborto espontâneo e problemas de má formação do feto aumentam um pouco”, explica.  Já para a psicóloga, ter filhos nesta faixa etária pode ser “equilibrado”, já que a mulher já tem mais experiência de vida, ideal para estabelecer vínculos afetivos e curtir a vida. Em contrapartida, a questão profissional pode gerar complicações. “A carreira profissional pode estar mais bem definida, mas a gestação e os compromissos com uma criança pequena podem dificultar alguns planos de promoção, especialmente quando o cargo requer viagens constantes ou horários indefinidos”, ressalta. 

No time das celebridades que foram mamães nessa idade está Adriane Galisteu. A apresentadora teve o filho Vittório, fruto do relacionamento do estilista Alexandre Iódice, aos 37 anos.  

Mãe aos 40

Do ponto de vista orgânico, os riscos e complicações são bem maiores nesta faixa etária. “Hipertensão, diabetes, artrite e até câncer de mama são algumas das doenças que podem ser adquiridas na gestação, se a paciente apresentar pré-disposição”, afirma o obstetra. Já a questão psicológica apresenta um aspecto positivo na maturidade. “Nesta faixa etária, a carreira está estabilizada, a casa própria conquistada, já deu para estudar e fazer a pós, passear e gastar o fruto do trabalho consigo mesma”, pondera Rita.  

Entre as celebridades que tiveram filho nesta faixa etária está Gloria Pires. A atriz deu à luz à Bento com 42 anos. O menino é herdeiro de Orlando Moraes, músico com quem Glória tem mais duas meninas, Antônia e Ana. 

Mãe aos 50

Ser mãe naturalmente nesta idade é muito mais difícil. O obstetra Mário Burlacchini classifica essa gestação como exceção e de risco. Além da dificuldade, os perigos de doenças e de o bebê nascer com síndrome de down, por exemplo, aumentam ainda mais. A questão psicológica também fica comprometida. “Nem sempre as mães dessa faixa etária têm disposição para o pique das crianças”, completa a psicóloga.

A atriz Solange Couto foi uma das famosas que deu à luz aos 50.. Ela teve um filho de maneira natural aos 54 anos, e conta que não teve medo, apenas tomou todos os cuidados necessários para receber o bebê com muita saúde, já que felicidade, como ela mesma diz, já tinha para dar e vender.

Fonte: Agência Hélice
Compartilhar
Publicidade
Publicidade