Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba mais sobre contração, bolsa, tampão, enjôo, desejo e sexualidade

Compartilhar
Contrações:

São causadas pela liberação de substâncias que preparam o corpo para o parto, principalmente pela ocitocina. As dores começam nas costas e se conduzem para frente, em direção à vagina. Normalmente, elas determinam que a criança está prestes a nascer quando obedecem a um determinado ritmo, como três seguidas, que durem mais de um minuto cada, no intervalo de 10 minutos.

Os enjôos são muito comuns nas primeiras 12 semanas de gestação
Os enjôos são muito comuns nas primeiras 12 semanas de gestação
Foto: Getty Images

Leia mais sobre:

» Guia para as grávidas
» Estética
» Exercícios
» Moda
» Nutrição
» Veja fotos com dicas
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Bolsa: É uma proteção contra as agressões do meio externo. Quando rompe, a mulher elimina o líquido amniótico e há a tendência de entrada de bactérias, por exemplo. Mas, calma, uma contaminação pode levar horas ou dias. Em média, a mulher tem cerca de 1 a 1,5 litro de líquido amniótico.

Tampão: Consiste em uma rolha de catarro que tampa o colo do útero e evita a entrada de bactérias, é gelatinoso e pode ser branco ou amarelado. Conforme vai chegando o momento do nascimento, o bebê pode forçar para abrir um pouco o colo (dilatação) e a mãe acaba liberando esse muco protetor. A perda do tampão facilita a ruptura da bolsa.

Enjôos: Causados pela adaptação do organismo aos hormônios da placenta. Principalmente os matinais são muito comuns nas primeiras 12 semanas. Tendem a melhorar entre a 15ª e 19ª semanas. Há mulheres que sentem enjôos durante toda a gestação, outras que voltam a sentí-los no fim dela, e algumas simplesmente não sentem nada.

Desejos: Os desejos inesperados de comer algum alimento específico são normais e não têm nenhum significado especial. Os profissionais apontam que o problema é se houver a chamada perversão do apetite, como comer barro e arroz cru, que pode indicar carência de algum nutriente.

Sexualidade: Gravidez não significa deixar de lado a vida sexual. Entre as recomendações dos especialistas está evitar penetrações profundas e posições desconfortáveis. Mas há algumas situações que pedem abstinência, como quando rompe a bolsa.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra