0

Diversão nas férias: Jogo do Passa Anel

4 jan 2018
10h21
atualizado em 11/1/2018 às 16h00
  • separator
  • comentários

Créditos de imagem: Cristina Gomes /Flickr.

Foto: Mãe com Prosa

Tipo de jogo: Recreativo

O que estimula: Atenção, imaginação, trabalho em equipe e coordenação motora.

Idade recomendada: a partir de 5 anos

Onde brincar: em qualquer lugar

Número de participantes: mínimo 5 jogadores

Material necessário: um anel, pedrinha ou botão

Passa anel é uma brincadeira divertida, que exige apenas atenção e criatividade da criançada.

Foi muito popular antigamente, e vale a pena ser resgatada hoje em dia, revezando espaço com os jogos tecnológicos.

Nos Estados Unidos, essa brincadeira é conhecida como The Button Game (Jogo do Botão). As crianças dizem "button, button, who's got the button?" , que significa "botão, botão, quem tem o botão?".

O jogo tem como objetivo, dissimular a passagem de um anel para outro participante. Além de estimular a socialização, o passa anel agrega meninos e meninas de diversas idades. Também não há limite de jogadores, quanto mais gente, melhor.

Suas regras da brincadeira são simples, conforme passo a passo abaixo:

Como jogar:

As crianças se alinham, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas e apontadas para frente, e uma criança é escolhida para passar o anel. Se ninguém tiver um anel, pode-se usar uma pedrinha, moeda ou botão.

A criança escolhida para ser o "passador" deve escolher qual criança terá que adivinhar quem está com o anel no final da rodada.

O passador deve esconder o anel, pressionando-o entre as palmas das mãos e depois deve ir passando suas mãos unidas entre as mãos de cada um dos jogadores enfileirados. Enquanto isso, o adivinhador só observa.

O verso "Tome este anel e não diga nada a ninguém" deve ser recitado cada vez que o passador repetir o movimento, e sem que o adivinhador perceba, o passador deve escorregar o anel nas mãos de algum jogador, e a pessoa que recebe o anel também deve disfarçar.

Depois de finalizada a rodada, o passador pergunta ao adivinhador: "Com quem está o anel?", se ele acertar, será o próximo passador. Se errar, deverá pagar uma prenda escolhida por todos ou pré-definida antes do início do jogo.

Para deixar a brincadeira mais emocionante, o passador poderá ter alguns objetos diferentes entre as mãos, e caberá ao adivinhador quem ficou com cada objeto.

Não existe pontuação para definir vencedores ou perdedores, o que vale é a diversão. Quando os jogadores fingem que receberam o anel, a brincadeira fica muito engraçada.

Cristina Gomes /Flickr

Mãe com Prosa

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade