5 eventos ao vivo

Comida caseira x industrializada: veja o que é melhor para os cães

Conheça as principais vantagens e desvantagens das dietas caseiras e industrializadas para cães

1 jan 2014
19h01
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
<p>As rações industrializadas têm a praticidade como principal aliada, mas a comida caseira balanceada também é boa opção</p>
As rações industrializadas têm a praticidade como principal aliada, mas a comida caseira balanceada também é boa opção
Foto: Getty Images

Cada vez mais preocupados em manter a saúde e a vitalidade de seus bichinhos de estimação, os donos de pets brasileiros enfrentam um grande dilema em relação à alimentação de seus amiguinhos: qual é a melhor dieta?

Enquanto as rações industrializadas prometem dar mais energia, força e disposição para os animais – oferecendo tipos especiais de produto para raças, portes e idades determinadas – as comidas caseiras são tidas por muitos como um perigo para os animais, trazendo consigo a crença popular de que podem aumentar tanto as chances de obesidade como a do surgimento de problemas diversos para a saúde dos cães.

No entanto, nenhuma destas informações é completamente verdadeira, já que, uma dieta elaborada de maneira errada - seja ela composta por produtos naturais ou industrializados – é o que, de fato, pode trazer problemas para os cães; e não, necessariamente, a origem dos seus ingredientes.

Com isso em mente, não é difícil deduzir que, tendo as informações certas dos nutrientes e vitaminas que compõem uma dieta balanceada, quase todo tipo de alimento pode ser usado para alimentar os cães – promovendo uma série de benefícios e vantagens para a saúde dos animais.

As rações industrializadas têm a praticidade como principal aliada, dispensando um planejamento mais cuidadoso por parte dos donos de pets – que podem, simplesmente, adquirir o produto indicado para a idade e porte do seu cão, sem grandes preocupações.

Podendo escolher entre tipos de ração comum, standard, premium e super premium; os proprietários que optam pela alimentação industrializada precisam escolher, apenas, o quanto desejam gastar para alimentar seus pets – já que, esse tipo de produto já é desenvolvido tendo as necessidades nutricionais dos cães como base.

No entanto, isso não quer dizer que não seja possível compor uma dieta balanceada para o seu pet com comidas caseiras. Obviamente, as comidas gordurosas e doces de humanos que são dados aos cachorros em ocasiões diversas podem, de fato, ser extremamente prejudiciais aos animais – causando desconforto e sintomas como vômitos e diarreia por um determinado período.

No entanto, quando estes elementos prejudiciais ficam de fora, dando espaço para comidas preparadas da maneira correta – incluindo carnes magras cozidas, produtos naturais e frescos – as vantagens para o animal podem ser muitas; deixando, inclusive, seus pelos mais sedosos e brilhosos.

É importante lembrar que, optando por qualquer uma destas dietas, consultar um profissional é fundamental, pois ele pode indicar da maneira mais adequada quais são as quantidades, número de refeições e ingredientes ideais para a alimentação do seu pet.

Além disso, caso o seu desejo seja o de trocar um tipo de dieta pelo outro, o veterinário também pode indicar como fazer isso da maneira correta – evitando mudanças bruscas que podem acarretar alguns problemas e sintomas incômodos nos animais.

Matéria validada pela Dra. Raquel Madi, Médica Veterinária (CRMV – SP 20.567), formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR, responsável pelas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. 

 

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Cachorro Gato
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade