PUBLICIDADE

"Puro desperdício", diz 'garota do tempo' sobre falta d'água

Rosana Jatobá esteve no evento para acompanhar o desfile de Glória Coelho

6 nov 2014 15h08
ver comentários
Publicidade
Rosana Jatobá escolheu look com tule ilusion na barriga para ir ao parque Cândido Portinari nesta quinta-feira (6)
Rosana Jatobá escolheu look com tule ilusion na barriga para ir ao parque Cândido Portinari nesta quinta-feira (6)
Foto: Wesley Costa / AgNews

A água se tornou uma preocupação para boa parte das pessoas que moram em São Paulo este ano. Mas não para Rosana Jatobá. A jornalista, que foi garota do tempo dos telejornais da TV Globo, já desenvolve um trabalho sobre a importância do consumo consciente da água há alguns anos. Especialista no assunto, ela deu dicas de economia de água que podem ser seguidas por qualquer pessoa, direto da fila A do desfile da Glória Coelho no São Paulo Fashion Week

Siga Terra Estilo no Twitter

“Estou radicalizando faz tempo já. Para escovar os dentes, por exemplo, eu encho um copo de água e, depois faço o enxágue com ela. Em vez de até 16 litros que saem pela torneira, utilizo apenas entre 250 ml e 300 ml. Foi um hábito que aprendi quando morei em Londres”, fala.

Mãe de gêmeos de três anos, Rosana também reutiliza a água do banho das crianças para lavar a garagem, por exemplo. “A água que fica na banheira, em vez de jogar fora, é usada para faxina. Assim como a água da máquina de lavar. Quem não tem garagem ou quintal, pode usar para lavar a calçada”, ensina. 

Na hora de lavar louça, a jornalista também é adepta de coletar a água para o enxágue em vez de deixar a torneira aberta. “Deixa uma bacia cheia de água na pia para enxaguar a louça”, diz. Com essas ações, Rosana conta que o consumo de água em sua casa abaixou aproximadamente 40%. 

Mas ela também faz questão de lembrar que o problema da água em São Paulo não é responsabilidade do consumidor. “Os responsáveis são os governantes, a gestão hídrica. Por causa de tubulações antigas, perde-se cerca de 50% de água tratada em vazamentos. Ou seja, é puro desperdício”, ressalta. De qualquer maneira, para a situação da água não ficar ainda mais grave, Rosana faz sua parte. 

SPFW Inverno 2015
A edição de inverno 2015 do SPFW terá ao todo 38 desfiles, incluindo a estreia de algumas marcas mineiras e uma carioca, já que o Fashion Rio pulou a estação e volta apenas para as coleções de verão.

Prestes a completar 20 anos em 2015, o evento conta com a presença da übermodel Gisele Bündchen, que desfilou para a Colcci na terça-feira (4); e das estilistas internacionais Donatella Versace e Stella McCartney, que vêm ao Brasil especialmente para lançar suas coleções com fast shops brasileiras.

O Terra transmite, mais uma vez ao vivo e com exclusividade na web, todos os desfiles do São Paulo Fashion Week realizados no Parque Cândido Portinari, entre os dias 3 e 7 de novembro. Com a parceria entre Terra e Fashion Forward (FFW), do Grupo Luminosidade, os internautas já puderam acompanhar quatro edições do SPFW e do Fashion Rio, os maiores eventos de moda do País.

Fonte: Especial para Terra
Publicidade
Publicidade