PUBLICIDADE

Verão 2015: confira 10 tendências das passarelas cariocas

Silhuetas soltas, mídis e estampas são apostas para o próximo verão; saiba o que usar

14 abr 2014 16h18
ver comentários
Publicidade
Foto: Mauro Pimentel/ Daniel Ramalho / Terra

Se o comprimento mídi é forte para o verão 2015, os longos também deram as caras no Fashion Rio, principalmente mais esvoaçantes, fluidos. As passarelas cariocas também mostraram muitas flores e folhas, seja com inspiração na botânica, seja no tropical, mas não faltou também fundo do mar.  

As estampas vêm em explosão de cores e também localizadas. MUitas parecem ter sido pintadas à mão, como aquarelas. Há saias tipo trompete e amplas, tudo com cintura alta, além de tops e sutiãs com ar retrô. Tem tamancos tipo mule e saltos de acrílico ou tratorados.

As inspirações mostram uma silhueta mais solta, ampla, em busca de conforto, mas cabe saia-lapis também. E as pantalonas podem surgir no meio da canela. 

Confira 10 tendências das passarelas cariocas e comece a pensar no seu guarda-roupa para a próxima estação quente.

Altura 
O comprimento mídi já está estabelecido no verão. Pode chegar no joelho ou ficar no meio da canela. Mas no Rio, os longos, esvoaçantes, fluidos, ou retos, tipo coluna, também prometem ganhar as ruas na estação quente.

Largura
A modelagem das peças está mais afastada do corpo, meio quadrada, principalmente no dorso. Assim, vestidos, blusas, t-shrits e jaquetas aparecem ampliando os ombros. Até Bruna Marquezine desfilou para a Coca-Cola Jeans com uma minijaqueta assim. Para compensar, podem aparecer com amarrações na cintura.

Telas
Sim, como em São Paulo, elas também apareceram no Rio de Janeiro, seja com vazados a laser, tricôs, crochês e tecidos que lembram redes.

Miçangas
As miçangas surgem em bordados, criando relevo sobre as estampas. Isso também em biquínis. Além delas, cristais, paetês e pedrarias aparecem para enfeitar as peças.

Botânico
O verão 2015 vem estampado, mas vale destacar as flores como uma das principais estampas apresentadas no Fashion Rio. Podem vir estampadas nos tecidos, em desenhos aquarelados, inspirados nas chitas. Os motivos Liberty também aparecem, como na camisa desfilada por Reynaldo Gianecchini na TNG. E também surgem vazadas, aplicadas sobre os tecidos, como bordados, inclusive em jeans, ou em relevo, como mostrou a TNG. Mas o fundo do mar também foi mote para algumas grifes.

Tropicaliente 
As flores fazem parte da referência tropical que tem aparecido nas passarelas. Mas aqui, as palmeiras e frutas ganham espaço. Folhas de palmeiras e até texturas que lembram as tramas feitas com as fibras da planta têm vez. Vale ainda lembrar dos acessórios, que se transformam em abacaxis ou vêm em formato de banana.

No peito 
Os tops ganham cada vez mais espaço no verão 2015. Até na moda praia aparecem no lugar dos tradicionais sutiãs. Se na frente pode ser fechado, ganha detalhes atrás, como recortes, trançados e babados. Os modelos inspirados nas pin-ups dos anos 50 e 60, estruturados e mais pontudos, também compareceram nas passarelas cariocas, ao lado das hot pants.

Pantalonas cropped
Vários desfiles fizeram as pantalonas no meio da canela. Parece que vai pegar, mas todo cuidado é pouco. As peças até ficam bem na passarela, mas na vida real, podem ser complicadas para quem é baixinha, porque cortam a silhueta.

Saias
Se o modelo trompete está em alta, o Fashion Rio trouxe também as franzidas, plissadas, godês e evasés. Elas aparecem principalmente no comprimento mídi ou longo, mas podem ser vistas nos curtos ou pouco acima do joelho. E, anotem, todas de cintura alta, para compor com os tops cropped, justos ou mais larguinhos.

Só no sapatinho
Sandálias coloridas e com tiras vêm fortes para o verão, mas também aparecem algumas metalizadas. A maioria é mais pesada e ganha saltos tratorados ou plataformas de madeira. O acrílico nos saltos parece que veio para ficar. Pode apostar. E os tamancos tipo mule, os clogs, também aparecem.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Publicidade
Publicidade