PUBLICIDADE

Mulher cega só enxerga o que está em movimento

Neurocientistas desvendam o caso da paciente com cegueira rara

18 jun 2018 - 15h28
Compartilhar
Exibir comentários

Milena Canning, 48, tem um tipo raro de cegueira. Para ela, os objetos são invisíveis a menos que estejam em movimento. A mulher, que mora na Escócia, não nasceu cega. Na verdade, ela perdeu a visão há 18 anos, depois de uma infecção respiratória seguida de uma série de derrames e um coma de 8 meses.

Por isso, cientistas do Instituto Cérebro e Mente da Western University em Ontário, Canadá decidiram mapear o cérebro de Milena para entender melhor o problema. Os resultados foram publicados em um estudo na revista Neuropsychologia, em maio deste ano.

Entenda o caso

Se passaram seis meses após o coma para que Milena conseguisse ver algo novamente. Ela relatou enxergar reflexos brilhando em uma sacola metálica, como fogos de artifício.

Dois anos após o incidente, Milena visitou o oftalmologista Gordon Dutton em Glasgow que percebeu a fraca visão da mulher. Mas em seguida conseguiu espelhar seus movimentos do braço e nomear as cores de grandes objetos em movimento. "Ela pode ver a água da chuva escorrendo pela janela, mas não consegue enxergar através dela", relata Dutton em um artigo publicado em 2003.

A recomendação inicial do especialista foi que ela usasse uma cadeira de balanço para conseguir enxergar o que estava à sua frente, além de mover a cabeça de um lado para o outro para melhorar a visão. Apesar disso, a visão de Canning ainda era um mistério. Dutton a encaminhou para o Instituto Cérebro e Mente da Western University em Ontário, Canadá.

Uma série de testes foram realizados para dar início a uma análise, conduzido pelo neuropsicólogo Jody Culham e uma equipe de pesquisadores. Eles concluíram que a mulher tem síndrome de Riddoch ou fenômeno de Riddoch, quando alguém cego pode ver objetos em movimento.

Essa condição é causada por haver lesões na região do cérebro responsável pelo processamento da visão. O contrário dessa doença é a akinetopsia, quando a pessoa enxerga tudo de forma estacionada.

"Pacientes como Milena nos dão uma noção do que é possível e, mais importante ainda, nos dão uma noção de quais funções visuais e cognitivas andam juntas", disse Culham.

O que são problemas de visão?

Há muitos tipos de problemas nos olhos e perturbações visuais. Eles incluem visão embaçada, auréolas, pontos cegos, flutuações e outros sintomas. Alguns problemas de visão podem ser leves, mas outros podem indicar perda de visão e doenças graves. Veja as causas dos problemas de visão, clicando aqui!

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade