Mateus Verdelho desenvolve problema ocular por excesso de cafeína; entenda o caso
Nas redes sociais, o influenciador relatou um tremor recorrente nos olhos, que cessou após reduzir o consumo de café
Na última quarta-feira (10), Mateus Verdelho usou as redes sociais para contar que o consumo excessivo de café desencadeou um problema em seus olhos. Em uma postagem nos Stories do Instagram, o influenciador deixou um alerta para os seus seguidores sobre os riscos da bebida.
Mateus Verdelho fala sobre condição
De acordo com o modelo, há quatro meses, ele percebeu que estava com um tremor recorrente nas pálpebras. Com o aumento do incômodo, Verdelho, então, decidiu procurar ajuda profissional. "Eu fui no oftalmologista, e ele falou: 'não tem nada a ver com oftalmo. Isso é relacionado ao estresse'. Aí pensei: não é possível, porque estava ali sempre, toda hora, todo dia, e só piorando", relatou.
Nos vídeos, o influenciador afirmou que a palpitação ainda persistiu por alguns dias. Ademais, ele percebeu que a condição demonstrou uma piora significativa após o consumo de cafeína. "No sábado, eu tomei minhas talagadas de café. Bebi dois nesse dia, e, à tarde, uns três Red Bulls. Em seguida, minha pálpebra parecia que estava viva. Decidi fazer um teste: ficar sem cafeína. Domingo já cortei. Tanto é que estou tomando descafeinado todo dia pra dar aquela enganada", completou ele.
E, segundo Mateus Verdelho, a estratégia realmente funcionou, já que, apenas três dias depois de diminuir a ingestão da bebida, os tremores cessaram. "Cortei domingo, segunda e ontem, que foi quando deu uma boa diminuída. Hoje, estou zero. Meu olho está normal de novo", disse.
Afinal, quais são os riscos do café para a saúde ocular?
Diferentes estudos apontam que tanto a cafeína quanto outros estimulantes podem afetar os olhos. Isso porque as substâncias bloqueiam a produção de adenosina, um composto responsável por proteger a região de doenças, como glaucoma.
Além disso, de acordo com o site britânico 'Ocutears.co.uk', especializado em saúde ocular, o excesso desse elemento químico é uma das causas mais comuns de tremores nas pálpebras. Eles ressaltam que os espasmos costumam ser inofensivos. No entanto, caso se tornem persistentes, os profissionais recomendam reduzir o consumo de café e consultar um médico.
"O poder que tem a cafeína e os benefícios, se você não souber usar, ela pode te prejudicar. Prejudicar não. Não é essa palavra. É saber usar ao seu favor, porque a cafeína é uma substância e, se você souber como ingeri-la, vai ser muito boa. Mas, se não tiver esse conhecimento, ela vai ser prejudicial, igual estava sendo pra mim", alertou o influenciador.