Dia Mundial da Saúde

Entenda melhor sobre o Dia Mundial da Saúde e sua importância

8 abr 2021
0comentários
Publicidade
Entenda melhor sobre o Dia Mundial da Saúde e sua importância - Foto de RODNAE Productions no Pexels
Entenda melhor sobre o Dia Mundial da Saúde e sua importância - Foto de RODNAE Productions no Pexels
Foto: João Bidu

O Dia Mundial da Saúde foi comemorado ontem, no dia 7 de abril. Ele foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948. Com o objetivo de monitorar e melhorar as informações entre os países, sua responsabilidade é manter o bem-estar de toda população do mundo e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da vida.

Mas o que é saúde? Segundo a OMS saúde pode ser definida como estado de completo bem-estar físico, mental e social. Não consiste apenas na ausência de doenças e enfermidades, mas estar bem consigo mesmo. Cuidar da alimentação, ter boas noites de sono, praticar atividades físicas e beber bastante água são algumas das recomendações da organização para manter o corpo saudável. Mas nem todos conseguem usufruir esses benefícios.

À desigualdade social é um dos grandes problemas que atingem diversos países ao redor do mundo, inclusive o Brasil. Isso é escancarado quando, poucas pessoas conseguem ter acesso a serviços básicos de qualidade. Além de batalharem para sobreviver diante da falta de renda, as péssimas condições de moradia e poucas oportunidades de emprego, os grupos mais atingidos são frequentemente aqueles que sofrem discriminação étnica e de gênero.

A importância da saúde nunca foi tão evidente. Líderes de todos os países precisam se reunir para criarem estratégias de políticas públicas voltadas para o bem-estar da população. O Dia Mundial da Saúde é importante por estimular os cuidados com o corpo e incentivar os cidadãos a saberem sobre os seus direitos.

Anualmente a organização celebra a data com diferentes temas. Em 2017, foi depressão. Já em 2018 o assunto foi "Saúde para todos". Em 2021, o tópico levantado é: "Juntos por um mundo mais justo e saudável".

Estamos vivendo um momento muito delicado na história mundial, a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) está fazendo países fecharem suas fronteiras para conterem a disseminação e evitar novos colapsos na saúde. Economias estão em declínio e o mais lastimável, milhares de vidas estão sendo perdidas todos os dias. É preciso se cuidar, estar sempre lavando as mãos e se possível evitar aglomerações.  

João Bidu
Publicidade
Publicidade