Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-Globo revela que se tornou 'flexitariana' e afirma: 'Cada dia tenho uma dieta diferente'

Em entrevista ao Terra, Virginia Cavendish falou de seu estilo de vida saudável, processo de adaptação e reação de seu corpo

1 fev 2026 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Virginia Cavendish, atriz de 55 anos, compartilhou sua transição desde 2021 para uma alimentação flexitariana, motivada pela compaixão animal e saúde; ela reduziu carnes gradualmente, adotando um equilíbrio entre dias veganos, vegetarianos e consumo de peixe.
Virginia Cavendish revela que se tornou flexitariana: 'Minhas taxas nunca estiveram tão boas':

“Sou flexitariana”. É com essa frase que a atriz Virginia Cavendish, de 55 anos, inicia uma conversa sobre estilo de vida e alimentação saudável. Em entrevista exclusiva ao Terra, a artista contou que, desde 2021, decidiu reduzir consideravelmente o consumo de carne vermelha. A principal razão por trás da mudança de hábito é a compaixão pelo sofrimento animal.

“Desde 2021 eu venho reduzindo a carne vermelha, a de porco, entre outras, por causa dos animais. Então, a cada ano que passa, eu vou introduzindo um dia vegano ou vegetariano na minha semana. Passou um ano, coloquei um dia vegano; depois, mais um vegetariano, e fui progredindo. Hoje em dia, faço dois dias vegetarianos, dois dias veganos, dois dias de peixe e um livre para qualquer um desses”, disse.

“O termo é flexitariana porque a cada dia eu tenho uma dieta diferente”, completou.

A ideia inicial de Virginia Cavendish, conhecida por seu trabalho no cinema nacional, era se tornar vegana, pois acredita que a indústria alimentícia evoluiu de forma cruel com a natureza, promovendo sofrimento animal e desperdício excessivo. No entanto, ela percebeu que talvez não conseguisse atingir esse objetivo.

“Eu não sei se vou conseguir chegar a ser vegana 100%. Tenho questões de saúde, como fragilidade nos tendões e nas articulações, e talvez eu não consiga. Mas a minha ideia sempre foi tirar a carne, porque a minha maior motivação é a crueldade com o animal. O mundo capitalista trata o animal como se fosse uma mercadoria, mas animal é vida, tem sentimento, tem dor. Eu acordei para isso de repente. Não sei por que demorei tanto. A forma como tratam os animais na indústria é terrível"

"Me machuca saber que o ser humano transformou os animais dessa forma para ganhar mais dinheiro. Colocam galinhas presas em gaiolas, tiram os filhos das mães… isso acaba comigo. Eu não quero mais ser conivente. Este ano eu parei definitivamente de comer frango e agora a única carne que consumo é peixe --não sei até quando, mas estou no caminho de ter cada vez menos proteína animal na minha dieta.”

“Minhas taxas nunca estiveram tão boas”

Virginia Cavendish, atriz
Virginia Cavendish, atriz
Foto: 📸 @catarinaribeir.o Styling: @marina____franco Beleza: @fernandasuzz Assistência: @esmeralda.gerlana

De acordo com Virginia Cavendish, um dos primeiros sinais de melhora após mudar a alimentação apareceu nos exames. “Notei que minhas taxas nunca estiveram tão boas: colesterol, açúcar no sangue… Eu estou ficando mais velha, estou no climatério e não tive alteração em nenhuma taxa. Acho que isso aconteceu muito por causa dessa minha alimentação com menos proteína animal.”

Em seguida, continuou: “Quanto menos proteína animal consumir, mais saúde você tem. Toda gordura saturada está na carne, no bacon, nas gorduras animais. Então, quanto menos você comer, melhor. Não falo em tirar 100%, mas qualquer redução já faz bem a você, ao planeta e aos animais.”

Processo gradual e consciente

Virginia Cavendish, atriz
Virginia Cavendish, atriz
Foto: 📸 @catarinaribeir.o Styling: @marina____franco Beleza: @fernandasuzz Assistência: @esmeralda.gerlana

Virginia começou a adotar esse estilo de vida de forma autodidata, sem acompanhamento médico, mas ressalta que se orientou por meio de estudos científicos.

“O veganismo é algo muito difícil. Não é simplesmente querer e pronto: ‘vou virar vegano da noite para o dia’. É preciso conhecer muito de nutrição, saber o que faz bem para o seu corpo, senão você fica fraco, desnutrido, anêmico. Como eu fui colocando um dia por semana a cada ano, consegui estudar o que era melhor comer em cada dia. Meu corpo foi se acostumando. Fui bem cuidadosa para fazer isso de forma consciente e definitiva.”

Recentemente, a atriz precisou viajar para Pernambuco para gravar um projeto e não conseguiu manter a dieta à risca, mas tentou reduzir os impactos.

“Fiquei duas semanas fora e não consegui seguir certinho a alimentação. Eu tento, mas não vou me prejudicar. Fiz alguns dias veganos, mas em outros precisei comer vegetariano porque não tinha opção adequada. Também sou flexível nesse sentido, porque não quero prejudicar minha saúde.”

Virginia Cavendish, atriz
Virginia Cavendish, atriz
Foto: 📸 @catarinaribeir.o Styling: @marina____franco Beleza: @fernandasuzz Assistência: @esmeralda.gerlana

De volta para sua casa, ela já pretende retomar a rotina. “Agora vou voltar direitinho: quarta e quinta veganos, segunda e domingo vegetarianos, sexta peixe e sábado escolho uma dessas três opções”, completou.

Nesse estilo de vida flexitariano, Virginia Cavendish encontrou um lugar de conforto e equilíbrio. Como ativista e protetora dos animais, para ela, no futuro, comer carne será visto como algo primitivo.

“Eu tenho uma visão esperançosa. Acho que daqui a 200 anos as pessoas vão dizer: ‘Eles comiam carne de bicho?’. As novas gerações já estão cada vez mais conscientes. É questão de tempo.”

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade