Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Evite guardar esses alimentos em papel alumínio; saiba os riscos

A longo prazo, o item famoso na cozinha pode se acumular no organismo, gerando impactos principalmente ao sistema nervoso

30 out 2025 - 14h45
Compartilhar
Exibir comentários

Após os almoços de família ou durante as festas de fim de ano, o papel alumínio ajuda a conservar os alimentos para os próximos dias, possibilitando que eles mantenham sua textura e sabor. De acordo com especialistas, no entanto, algumas comidas não devem ser armazenadas com a folha, pois há risco de contaminação.

A longo prazo, o papel alumínio pode se acumular no corpo, gerando impactos principalmente ao sistema nervoso
A longo prazo, o papel alumínio pode se acumular no corpo, gerando impactos principalmente ao sistema nervoso
Foto: Getty Images Signature/StockImages_AT / Bons Fluidos

Os perigos do papel alumínio

Os profissionais explicam que, dificilmente, os componentes do item passam para os alimentos. Entretanto, esse processo pode ocorrer quanto ele entra em contato com ingredientes ácidos, úmidos e ricos em sódio, como limão e vinagre. Além disso, altas temperaturas também influenciam a contaminação pelo alumínio.

Dessa forma, a longo prazo e com o uso frequente, gera um acúmulo de toxinas no corpo, principalmente em pessoas com histórico de doenças renais. Isso porque elas apresentam dificuldades para eliminar as substâncias por meio da urina.

Como consequência, impacta diretamente o organismo, especialmente o sistema nervoso, podendo desencadear processos inflamatórios e prejudicar os neurônios. Em seu perfil do Instagram, a especialista em saúde da mulher, Ana Paula Fidélis, explica que o papel alumínio também pode se alojar nos receptores hormonais. Assim, aumenta as chances de queda de cabelo, tireoide, endometriose e miomas.

Estão entre as comidas mais nocivas, portanto, frutas cítricas e alimentos banhados molhos de tomate, bem como peixes e carnes marinadas. Ademais, aqueles que costumam ir ao forno com o papel alumínio são considerados de risco, em decorrência da temperatura elevada.

Nesses casos, profissionais sugerem substituir o item pelo papel manteiga ou por assadeiras com tampas. As alternativas não somente contribuem para a saúde, como para o meio ambiente. Já se o seu desejo for somente armazenar as sobras, a dica é apostar nos potes tradicionais, de preferência os de vidro que, tendem a preservar as propriedades, a textura e o sabor das comidas por mais tempo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ana Paula Fidélis | Saúde da Mulher (@anapaulafidelisv)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade