Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo revela: pesos de academia têm mais bactérias que assentos de vasos sanitários

Para evitar contaminação, pesquisadores orientam higienizar os equipamentos e as mãos, além de evitar tocar o rosto durante o treino

12 set 2025 - 14h40
Compartilhar
Exibir comentários

Esse conselho pode até surpreender e assustar, mas protegerá sua saúde: siga os mesmos cuidados que costuma ter ao usar banheiros públicos quando estiver treinando. Agora, você deve estar se perguntando: "Por quê? Um não é muito pior que o outro?". Mas, na verdade, pesquisadores descobriram que os pesos de academia têm mais bactérias do que os assentos de vasos sanitários.

Para evitar contaminação, pesquisadores orientam higienizar os pesos de academia e as mãos, além de evitar tocar o rosto durante o treino
Para evitar contaminação, pesquisadores orientam higienizar os pesos de academia e as mãos, além de evitar tocar o rosto durante o treino
Foto: Canva Equipes/vladimirsukhachev / Bons Fluidos

Os riscos ocultos da academia

Para verificar os perigos no ambiente de musculação, um estudo realizado pelo site americano FitRated, em parceria com o laboratório EmLab P&K, analisou 27 equipamentos de três academias de grandes redes. Assim, as amostras de esteiras, pesos e bicicletas, identificaram mais de um milhão de germes por polegada quadrada.

De acordo com os pesquisadores, foram encontrados diferentes tipos de bactérias, que podem causar desde infecções respiratórias até de pele. Posteriormente, um comparativo trouxe dados ainda mais alarmantes: os equipamentos de treino de força, como halteres e barras, possuem 362 vezes mais microrganismos do que um assento de privada.

As esteiras, por sua vez, também apresentam risco potencial, com 74 vezes mais bactérias do que superfícies comuns. No caso das bicicletas, o número cai para 39, embora ainda preocupe os especialistas. O principal risco, no entanto, está na espécie do microrganismo. Isso porque outras pesquisas já detectaram até a presença de salmonela — responsável por desencadear intoxicação alimentar — em aparelhos de musculação.

Como se proteger ao usar pesos de academia?

Por isso, profissionais indicam higienizar tanto os equipamentos quanto as mãos com antes e depois do uso. Eles sugerem usar, principalmente álcool 70%, mas água e sabão também são eficazes. Além disso, recomendam evitar tocar o rosto durante os exercícios, levar sua própria toalha para posicionar nos aparelhos e trocar de roupa após o treino.

"Você não precisa deixar de treinar por conta disso. Basta ficar atento e seguir orientações simples para reforçar a higiene e limpeza dos aparelhos. Em seguida, é só seguir cuidando do seu corpo e da mente na academia, para manter a saúde em dia", orienta o Ministério da Saúde nas redes sociais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ministério da Saúde (@minsaude)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade