Estamos um pouco mais perto de realizar o sonho dos dentistas: dentes que voltam a crescer
Descubra como esse novo tratamento será capaz de devolver o sorriso natural de pessoas que perderam seus dentes.
Imagine que você perdeu um dente permanente ou precisou arrancá-lo por recomendação de um dentista. Essa costuma ser uma situação bem chata, já que não é possível recuperar o seu dente natural. Mas, já pensou na possibilidade de, toda vez que um dente fixo é arrancado, um novo nascer no lugar?
Parece até uma história de ficção científica, mas a verdade é que a ciência está prestes a transformar essa possibilidade em realidade. Isso porque um novo medicamento, cuja função é recuperar os dentes perdidos, entrará em fase de testes clínicos no Japão no final deste ano.
Mas de que forma esse remédio vai funcionar? O MinhaVida explicou mais detalhes sobre esse novo experimento que pode ser a grande inovação da odontologia.
É possível ter dentes que voltam a crescer?
A chave do tratamento está no gene USAG-1, encontrado na região molar em formação. A equipe responsável pelo estudo observou uma relação entre esse gene e os limites do desenvolvimento dentário em camundongos.
Em um artigo publicado em 2021 na revista Scientific Reports, os cientistas relataram os avanços desse experimento: usando um anticorpo, eles conseguiram bloquear a expressão desse gene em camundongos e furões, induzindo assim o crescimento de novos dentes.
A princípio, o foco principal deste novo tratamento é ajudar pessoas com anodontia, especialmente crianças, que se trata de um distúrbio genético raro caracterizado pela ausência de todos os dentes.
...
Veja também
Quanto tempo dura um canal no dente? Dentista esclarece
Quanto custa um tratamento de canal? Especialista conta detalhes
Esclareça suas dúvidas sobre saúde bucal dos primeiros anos de vida do seu filho