Esse adesivo tem mudado a vida de mulheres na menopausa: entenda o que ele faz
Marcada pela última menstruação, a condição gera sintomas desagradáveis que impactam a qualidade de vida
Com o avanço da idade, os ovários de pessoas que menstruam chegam ao fim de sua vida útil, parando de produzir os hormônios estrogênio e progesterona e iniciando, então, a menopausa. A condição, definida pela última menstruação, pode provocar diversos sintomas desagradáveis, como ondas de calor, fadiga, irritabilidade, queda de libido e perda de massa muscular, que impactam a qualidade de vida.
Os tratamentos hormonais são uma das formas de lidar com os efeitos da menopausa. Além do uso oral, tópico e subcutâneo, a reposição desses hormônios também pode ser feita de forma sintética, com a aplicação de adesivos na pele. Entenda como funcionam os adesivos para menopausa e quando seu uso é indicado.
Saiba mais: Queda de cabelo na menopausa: causas e como tratar
Como funciona o adesivo de reposição hormonal para menopausa?
Os adesivos de reposição hormonal possuem uma forma sintética dos hormônios estrogênio e progesterona, que são liberados de forma constante na pele e entram em contato com a corrente sanguínea, explica Jorge Miyake, ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro (HNipo).
"Os hormônios ajudam a prevenir o estímulo do endométrio e possíveis condições que podem aparecer durante a menopausa, como a diminuição do estradiol, anorexia e osteoporose. Assim, os adesivos proporcionam equilíbrio hormonal, que aliviam sintomas e riscos decorrentes da menopausa", informa.
...
Veja também
Câncer de mama: o que é, sintomas, tratamento e como prevenir
Osteoporose: o que é, sintomas, tratamento e se tem cura
Irritabilidade: o que é, quais as causas e como tratar
Anorexia: o que é, sintomas e tratamento
Fadiga: o que é, tipos, causas e como tratar a exaustão
Menstruação: o que é, quando está atrasada e quais são as cores