Emagrecimento rápido: os riscos físicos e emocionais
Com o avanço das canetas emagrecedoras, cresce a busca por tratamentos que cuidam do corpo e do bem-estar após grandes transformações
Com o avanço das canetas emagrecedoras, cresce a busca por tratamentos que cuidam do corpo e do bem-estar após grandes transformações
A popularização das canetas emagrecedoras, como Wegovy e Mounjaro, tem impulsionado perdas de peso rápidas e expressivas. Mas também acendeu um alerta para os impactos físicos e emocionais que surgem após esse processo. Clínicas e espaços de bem-estar já observam um aumento na procura por tratamentos voltados à flacidez, reorganização do contorno corporal e recuperação da autoestima no período pós-emagrecimento.
À frente do Ateliê Beauty, Isa Santini relata que esse movimento tem sido recorrente. "O emagrecimento rápido impacta não só a pele e a estrutura do corpo, mas também a forma como a pessoa se enxerga. Muitas pessoas chegam felizes com a perda de peso, mas inseguras com a flacidez, com o novo contorno e até com a própria identidade corporal", explica.
Efeito sanfona após emagrecimento rápido
Um estudo publicado no British Medical Journal e repercutido pela BBC reforça esse cenário ao apontar que pessoas que interrompem o uso desses medicamentos podem recuperar o peso até quatro vezes mais rápido do que aquelas que emagrecem apenas com dieta e exercícios. A pesquisa indica ainda alterações significativas no contorno corporal e na percepção da própria imagem após o fim do tratamento. Segundo os dados, usuários dessas medicações chegam a perder cerca de um quinto do peso corporal. Mas, ao interromperem o tratamento, recuperam em média 0,8 kg por mês.
Essa realidade tem impulsionado a procura por abordagens que vão além da estética e passam a considerar o corpo de forma mais integral, incluindo também o bem-estar emocional e sensorial no pós-emagrecimento. "Hoje, não faz mais sentido falar apenas em tratar a flacidez. É preciso olhar para o corpo como um todo, entendendo que ele passou por uma transformação intensa e precisa de cuidado, estímulo e acolhimento. O bem-estar emocional é tão importante quanto o físico nesse processo", afirma.
Como evitar
Nesse cenário, ganham espaço soluções que combinam tratamentos corporais, estímulos sensoriais e tecnologias voltadas à regeneração e ao conforto do corpo. O Ateliê Beauty, por exemplo, está ampliando sua atuação em protocolos que associam procedimentos estéticos a experiências de relaxamento e reconexão, além do investimento em underwear tecnológico com biocristais, como leggings, macacões e shorts, desenvolvidos para potencializar a sensação de bem-estar e oferecer mais conforto no dia a dia. "O corpo que emagrece rápido precisa de suporte. Não é apenas sobre firmeza da pele, mas sobre devolver segurança, conforto e equilíbrio para quem está vivendo essa nova fase", finaliza Isa Santini.