É possível frear o gaslighting usando essas frases curtas e diretas, segundo duas psicólogas
Impor limites é importante para evitar cair em ciclos de manipulação e abuso emocional
Reconhecer e pôr fim ao gaslighting não só afasta uma pessoa manipuladora e tóxica da nossa vida, como também ajuda a preservar nossa confiança em nós mesmas, nas nossas experiências, percepções e na nossa própria realidade.
Trata-se de uma tática de manipulação usada para minimizar, degradar ou ignorar os pensamentos e sentimentos de uma pessoa. Como explica a psicóloga María Esclapez, em seu livro "Me quiero, te quiero", o gaslighting é "uma forma de abuso emocional, cujo objetivo é manipular a percepção da realidade de outra pessoa e fazer com que ela duvide de sua sanidade".
A pessoa que sofre esse tipo de abuso passa a acreditar que tudo está em sua cabeça, resultando em uma invalidação emocional que leva à anulação e humilhação de seus próprios sentimentos e emoções em situações conflitivas, como a especialista descreve.
Algumas frases revelam quando estamos lidando com uma pessoa manipuladora — desde um "você tem memória fraca, isso não aconteceu assim" até um "você está louca". E o gaslighting não acontece só em relacionamentos amorosos: ele pode surgir no ambiente de trabalho, em relações familiares ou até entre amigos.
Mas como responder a esse tipo de manipulação? De acordo com Michele Leno, psicóloga da DML Psychological Services, PLLC e consultora da Hope for Depression, a chave está em sermos diretos e firmes, para que defender nossos limites não se torne uma missão impossível.
...
Veja também
TPM: o que é, sintomas e quanto tempo dura
O que significa a mania de arrancar cabelo da cabeça, segundo a psicologia?
É possível frear o gaslighting usando essas frases curtas e diretas, segundo duas psicólogas