Diagnóstico de Carol Castro chama atenção para esgotamento no trabalho; saiba mais
Intensidade das emoções: quando o corpo sente o peso do trabalho? Entenda diagnóstico de Carol Castro
A atriz Carol Castro vive um momento de celebração e, ao mesmo tempo, de aprendizado sobre saúde e autocuidado. Após o sucesso no papel de Clarice na novela 'Garota do Momento', da Rede Globo, ela contou que a intensidade emocional das cenas trouxe impactos que foram além dos estúdios - chegando diretamente em sua saúde física e mental.
Quando o corpo sente a emoção
Apesar do orgulho do trabalho, Carol revelou que, ao longo das gravações, percebeu sinais de que algo não ia bem. "O cérebro não sabe que os desgastes físicos e emocionais das cenas não são reais. O cabelo começou a cair mais do que o normal, fui ao médico e conheci o termo 'estresse oxidativo'", contou, em entrevista ao jornal Extra.
Segundo ela, além da queda de cabelo, surgiram manchas no rosto e no colo, especialmente após cenas mais intensas de choro, por exemplo. "Isso tem a ver com a circulação sanguínea, porque as emoções mexem com tudo na gente", explicou.
A entrega total - e seus efeitos
Carol lembra que, diferente de filmes e séries, que costumam ter gravações mais curtas, as novelas exigem uma entrega muito longa e intensa por parte dos atores. Como resultado, o esgotamento físico e mental aparecem. Embora não a faça se arrepender, ele acabou deixando marcas.
"Muitas vezes, saí do trabalho com a sensação de que não estava me aguentando em pé. Não é uma reclamação. Volto para casa com a certeza do dever cumprido. Esgotada, com enxaqueca, mas sabendo que fui até o meu limite como atriz", refletiu.
O que é estresse oxidativo?
O termo pode ser novo para muitos, mas tem relação direta com o nosso estilo de vida. De acordo com artigo publicado no The Conversation, o estresse oxidativo acontece quando há um acúmulo de compostos nocivos no nosso corpo, como os radicais livres. "Quando sua presença é excessiva, apresentam consequências negativas, pois alteram, por exemplo, a funcionalidade das membranas. Se as membranas se rompem, as células morrem e a doença aparece", explicou o professor de bioquímica Rafael Franco.
De forma simplificada, trata-se de um desequilíbrio que, se não for controlado, pode gerar inflamações, envelhecimento precoce e até aumentar o risco de doenças.
Como se proteger?
A boa notícia é que existem formas de equilibrar esse processo no corpo. A recomendação dos especialistas envolve cuidados básicos, mas poderosos: alimentação rica em antioxidantes, prática de atividades físicas, sono de qualidade e, claro, momentos de relaxamento e cuidados com a saúde mental.