Detox: especialista orienta como limpar o corpo após as festas de fim de ano
Mudanças na alimentação após as celebrações ajudam a reduzir inflamações, aliviar a sensação de inchaço e controlar o desejo intenso por doces
Durante as festas de fim de ano, o consumo de alimentos e bebidas que costumam ser mais controlados no dia a dia, como gorduras, açúcares e álcool, tende a aumentar. Esse é um período em que a "comilança" fica liberada, o que, segundo especialistas, pode provocar alterações no organismo e causar desconfortos. No entanto, é possível reverter esses impactos com a adoção de pequenos hábitos que ajudam o corpo a fazer um detox e a reduzir, por exemplo, a sensação de inchaço. Confira:
Efeitos da alimentação de fim de ano
Em entrevista ao 'La Nación', a gastroenterologista Daiana Belén García explicou que a ingestão excessiva de calorias e bebidas alcoólicas, comum durante as ceias, afeta inicialmente o funcionamento da vesícula biliar e do fígado. Isso porque, ao ficarem sobrecarregados com substâncias a serem filtradas e processadas, esses órgãos intensificam a produção de ácidos biliares. O fenômeno, como consequência, pode resultar em inflamações.
Esses alimentos, principalmente os mais gordurosos e os ultraprocessados, também dificultam a digestão devido ao aumento da pressão sobre o trato gastrointestinal. A complicação, causada pela ingestão excessiva, pode ainda desencadear distensão abdominal, responsável pela sensação de inchaço e associada ao esvaziamento gástrico lento. Além disso, podem ocorrer impactos na junção esofagogástrica, ocasionando azia e refluxo, bem como efeitos sobre o pâncreas.
De acordo com especialistas, o órgão libera uma quantidade maior de enzimas para sintetizar gorduras e carboidratos. Enquanto isso, o fígado intensifica o metabolismo de açúcares, gorduras e álcool. Ademais, é comum o acúmulo de gases e fluidos no intestino. Dessa forma, há maior desconforto por longos períodos após as refeições.
Dicas para fazer um detox em janeiro
Por isso, a fim de limpar o corpo e aliviar o incômodo, o nutrólogo César Casavola recomenda, para o jornal argentino, seguir uma alimentação saudável nos dias seguintes às festas. De acordo com o profissional, diferentemente do que muitas pessoas pensam, o segredo do detox não está em vitaminas verdes ou alimentos específicos, mas em uma dieta rica em frutas, verduras e comidas caseiras.
Ele ainda indica evitar frituras e bebidas alcoólicas para recuperar as funções hepáticas. Outra dica é recorrer a probióticos, que auxiliam na regulação da flora intestinal. Nesse sentido, o consumo de ingredientes ricos em fibras e antioxidantes, como cenoura e azeite de oliva extravirgem, também pode contribuir. Por fim, Casavola aconselha manter a hidratação não somente por meio de líquidos, como de alimentos, além de apostar em frutas para reduzir o desejo intenso por doces.