Se você tem problemas para ir ao banheiro no calor, experimente esta simples mudança na alimentação
Mudanças na rotina e na alimentação podem impactar o funcionamento do intestino; entenda
Durante o verão, nossa rotina costuma mudar — e isso pode favorecer o aparecimento da prisão de ventre. O consumo adequado de fibras é essencial para evitar esse problema, mas a maioria das pessoas não ingere a quantidade necessária desse nutriente. Por isso, mostramos a seguir uma simples mudança na alimentação que pode ajudar.
Fibra suficiente para proteger a saúde
A fibra é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do organismo. A recomendação para adultos é de cerca de 28 gramas por dia, mas a média de consumo é bem menor: nos Estados Unidos, por exemplo, dados de 2009 a 2010 mostram que a ingestão diária chega a apenas 19 gramas.
Uma ingestão adequada de fibras não apenas contribui para uma melhor saúde intestinal e ajuda a prevenir ou reverter a prisão de ventre, como também estimula a atividade da flora intestinal. Isso reforça o sistema imunológico e favorece o metabolismo de diferentes maneiras.
A fibra também promove saciedade ao estimular a liberação de hormônios como o GLP-1, que, além de ajudar no controle glicêmico, é justamente o que medicamentos como Ozempic e Wegovy buscam imitar no organismo.
Além disso, o consumo de fibras pode evitar picos de açúcar no sangue e ajudar a reduzir a inflamação no corpo, colaborando para o controle de fatores de risco cardiovascular — como a melhora da pressão arterial e dos níveis de lipídios no sangue.
...
Veja também
Prisão de ventre: o que é, como tratar e remédios
Brócolis: benefícios, receitas e como cozinhar
Grão-de-bico: como fazer e 13 benefícios para você conhecer
Lentilha deve ficar de molho? Veja 7 benefícios e como fazer
Edamame: o que é, benefícios e como fazer em casa
Alho: conheça 11 benefícios do ingrediente rico em propriedades medicinais