Se você só joga a chia na salada, está fazendo errado: veja a forma correta de consumir a semente e incluir na dieta
A maneira de preparo influencia diretamente nos benefícios e no aproveitamento nutricional do alimento no dia a dia
As sementes de chia têm propriedades nutricionais importantes e, quando consumidas com frequência, podem beneficiar a saúde. Desde que se popularizaram, tornaram-se fáceis de encontrar em mercados e comércios de bairro — e o melhor: podem ser incluídas no dia a dia sem precisar substituir outros alimentos tradicionais e saudáveis da nossa rotina.
De acordo com informações do Vitónica, "O consumo habitual de uma a três colheres de sopa de sementes de chia pode fornecer uma boa quantidade de fibras, o que ajuda a melhorar a composição da flora intestinal, fortalecer as defesas do organismo e prevenir alterações intestinais, como a constipação".
Além disso, a chia é rica em ácidos graxos ômega 3 — compostos com ação anti-inflamatória e antioxidante —, além de vitaminas e minerais. Seu consumo diário, em quantidades moderadas, pode ajudar a prolongar a saciedade entre as refeições, fornecendo energia e nutrientes essenciais.
As melhores formas de consumir chia no dia a dia
A maneira mais simples e saudável de incluir chia na rotina é com a preparação que a popularizou: o pudim de chia.
Pode ser feito de forma prática, usando como base uma ou duas colheres de sopa por porção. As sementes devem ser hidratadas com leite, bebida vegetal, água ou suco de frutas, podendo ainda ser misturadas a iogurte, kefir e outras opções.
...
Veja também
A chia é um tesouro para o corpo: conheça os benefícios que vão muito além da saciedade
Se você tem sementes de chia, você tem um tesouro: 5 maneiras de usá-las em casa e não jogá-las fora
Nem chá, nem laxante: a gelatina com chia que ajuda o intestino e ainda reduz a vontade de doce
Grãos de chia: para que servem realmente? Uma nutricionista responde