O que são esses bichinhos que dão no arroz e como se livrar deles muito fácil
Eles parecem inofensivos, mas contaminam o alimento e oferecem risco à saúde
Abrir o armário da cozinha e encontrar pequenos insetos no arroz, na farinha ou no macarrão é uma cena desagradável, mas bastante comum. Esses intrusos, conhecidos como traças de alimento (ou traças-dos-cereais), podem facilmente se instalar na despensa se não houver cuidado com a forma de armazenar os produtos.
Embora pareçam inofensivos, esses insetos contaminam o alimento, transmitindo fungos e bactérias, o que, por consequência, oferece sérios riscos à saúde.
A boa notícia é que existe um jeito fácil, econômico e natural de mantê-los bem longe: usando cravos-da-índia e folhas de louro.
Leia também: Pouca gente sabe, mas colocar essa erva no arroz pode ajudar a evitar que ele grude ou fique empapado
O que são os bichinhos que aparecem no arroz?
As traças de alimento são pequenas mariposas que depositam ovos em grãos e cereais. Quando as larvas nascem, passam a se alimentar do produto, deixando resíduos e teias finas que contaminam a comida.
Elas podem estar presentes desde a compra, dentro das embalagens, ou aparecer depois, caso os armários não estejam devidamente protegidos. Alguns dos alimentos mais atacados são:
- Arroz
- Feijão
- Farinha
- Açúcar
- Macarrão
- Aveia
O truque natural com cravo e louro
Para evitar a infestação sem precisar recorrer a produtos químicos, duas opções de ingredientes fáceis de encontrar podem resolver o problema:
...
Veja também
Intoxicação alimentar: o que é, sintomas e como tratar
Poucos sabem, mas esse é jeito certo de cozinhar o arroz e evitar picos de glicose
Coloque uma folha de louro no arroz e veja o que acontece: o truque da vovó que faz bem à saúde
Devemos lavar o arroz antes de cozinhar? Nutricionista responde!