Nem jaca, nem graviola: essa fruta do Cerrado é rica em vitamina C, repleta de antioxidantes e até Patrimônio Cultural
Ela fortalece a imunidade, tem sabor marcante e faz parte da nossa cultura. Você provavelmente já ouviu falar, mas ainda não provou.
Quando se fala em frutas brasileiras, pensamos nas mais populares como graviola, jaca ou até açaí. Mas o Cerrado guarda um tesouro que pouca gente conhece: o marolo, também chamado de araticum, bruto, cascudo ou pinha-do-cerrado. Muito além do sabor, ele carrega história, identidade e até reconhecimento cultural em algumas regiões do país.
Essa fruta, que já foi desprezada no passado, hoje é motivo de orgulho e símbolo de resistência. Repleta de vitamina C, antioxidantes e fibras, o marolo é um exemplo de como a biodiversidade brasileira pode oferecer saúde, memória afetiva e preservação ambiental em um só fruto.
Leia mais: A melhor fruta para limpar o fígado e que pode até regenerar suas células
Uma fruta com história e orgulho
Com nome de origem guarani que significa "fruta mole", o marolo pertence à mesma família da graviola e da pinha. Durante a expansão cafeeira, muitas árvores foram arrancadas e o consumo da fruta caiu em esquecimento.
Foi só nos anos 1980 que o marolo voltou a ganhar força, impulsionado pelo resgate do orgulho regional. Em Paraguaçu, em Minas Gerais, ele é tão valorizado que virou símbolo do brasão da cidade, nome de escola de samba e até protagonista de uma festa tradicional: a Festa do Marolo.
Características e sabor marcante
...
Veja também
Isso é o que acontece com seu corpo se você comer mamão todos os dias
Todas as frutas nos ajudam a ganhar músculos, mas essas CINCO são as melhores!