Comer este doce é um truque simples, mas eficaz, para prevenir a pressão alta
Um estudo indicou que a ingestão do doce pode estar relacionada a um menor risco de desenvolver a doença
A hipertensão, também chamada de pressão alta, é uma condição que se caracteriza pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença crônica atinge 27,9% da população brasileira.
Em 90% dos casos, a herança genética é a principal causa para o surgimento da doença, mas fatores como sedentarismo, obesidade, tabagismo, consumo elevado de sal e de bebidas alcoólicas contribui para o desenvolvimento dos casos.
Manter hábitos saudáveis é a principal forma de prevenção da hipertensão. No entanto, pesquisadores podem ter encontrado uma nova - e mais saborosa - maneira de evitar a doença: consumindo chocolate. Entenda!
O que diz o estudo?
O estudo, publicado na Nature Scientific Reports, identificou uma associação entre o consumo de chocolate amargo e um menor risco de desenvolver hipertensão. A presença de flavonoides na composição do chocolate pode ser a responsável por essa ação, já que os compostos auxiliam na dilatação das artérias e reduzindo a resistência arterial.
A pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre a ingestão do doce e a redução do risco de doenças cardiovasculares, por meio da análise de dados de associação genômica disponíveis publicamente.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Nem creme de leite, nem leite condensado: como fazer uma legítima mousse de chocolate francesa