Chá de erva-cidreira é bom para quê?
O chá de erva-cidreira, também conhecido como melissa, é um dos mais populares aliados naturais do bem-estar e vai muito além de uma simples bebida reconfortante. Tradicionalmente usado na medicina popular, ele reúne propriedades que beneficiam tanto a saúde física quanto o equilíbrio emocional.
Uma de suas principais funções está relacionada ao efeito calmante. Rico em compostos como flavonoides e óleos essenciais, o chá de erva-cidreira ajuda a reduzir a ansiedade, aliviar o estresse e favorecer noites de sono mais tranquilas. Por isso, é frequentemente indicado para quem sofre com insônia leve, nervosismo ou tensão do dia a dia.
"Ele é utilizado há milhares de anos pelos efeitos benefícios: é um chá que acalma, que relaxa, diminui a ansiedade", disse a nutricionista Patrícia Leite em seu canal do Youtube.
Outro benefício bastante conhecido é a ação sobre o sistema digestivo. A bebida pode ajudar a aliviar desconfortos como gases, cólicas e má digestão, além de contribuir para o relaxamento da musculatura do trato gastrointestinal. Após refeições mais pesadas, o chá costuma ser uma opção natural para trazer sensação de alívio.
"Tomar o chá pode melhorar o funcionamento do aparelho digestivo", conta a especialista. A nutricionista também diz que a bebida ajuda no sistema imunobiológico. "É antibacteriano e antisséptico, principalmente se você fica resfriado com frequência".
A erva-cidreira também apresenta propriedades analgésicas e antiespasmódicas, o que pode auxiliar no alívio de dores de cabeça e cólicas menstruais. Além disso, estudos apontam sua ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e contribui para a saúde celular.
Há ainda indícios de que o consumo regular do chá possa colaborar para o controle da pressão arterial, graças ao seu efeito levemente vasodilatador, e para o fortalecimento do sistema imunológico, devido à presença de compostos bioativos.
Chá de erva-cidreira emagrece?
Segundo Patrícia Leite, o chá não apresenta nenhuma característica termogênica que faça perder gordura diretamente. "Se você começa a consumir mais chá, se hidratar mais, você consegue eliminar mais toxinas através da urina, isso é um ponto positivo. E como ele faz acalmar e relaxar, você vai acordar com mais disposição para treinar, então de forma indireta ele pode ajudar", conclui.
Apesar dos diversos benefícios, o consumo deve ser feito com moderação. Gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos devem procurar orientação profissional antes de incluir o chá na rotina.