Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Encontramos uma pista para a depressão em um lugar inesperado: no vinagre

Um estudo observou uma redução nos sintomas depressivos em participantes que consumiram pequenas quantidades desse ácido.

4 jul 2025 - 11h55
(atualizado em 4/7/2025 às 08h43)
Compartilhar
Exibir comentários
@Unsplash
@Unsplash
Foto: Minha Vida

A depressão é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e tratá-la não é simples. Especialistas frequentemente recorrem a medicamentos que podem causar efeitos colaterais graves. Sabemos também que hábitos como a prática de exercícios físicos ou o contato com a natureza podem ajudar a aliviar alguns de seus sintomas.

Leia mais: Sou nutricionista e garanto: "tomar todo dia uma colher de sopa de vinagre de maçã orgânico pode ajudar na perda de peso e reduzir gordura abdominal"

Vinagre e depressão

Um novo estudo observou propriedades antidepressivas no onipresente condimento: o vinagre. A equipe responsável pela pesquisa não apenas descobriu que esse ingrediente comum em saladas pode aliviar sintomas depressivos, como também investigou o possível mecanismo por trás dessa relação.

Esse mecanismo está relacionado à nicotinamida, uma das formas da vitamina B3. O experimento conduzido pela equipe constatou um aumento de 86% nos níveis desse composto após quatro semanas de alto consumo do condimento ácido.

Sabemos que a nicotinamida é um composto utilizado pelo nosso corpo em funções como o desenvolvimento, a sobrevivência e o funcionamento dos neurônios do sistema nervoso central. Já se sabe que essa vitamina desempenha um papel neuroprotetor, ajudando a prevenir danos a essas células em casos como lesões traumáticas e ataques cardíacos. Ela também está associada a algumas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

...

Veja mais

Veja também

Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?

Sintomas de depressão: 27 sinais que merecem atenção

Faça estas perguntas quando sentir que não consegue mais continuar. As pessoas mais fortes sempre fazem isso

"Eles podem correr maior risco físico do que filhos de alcoólatras": psicologia analisa um segmento até então esquecido: filhos de acumuladores

Prontas para comer, mas com toxoplasmose: Um estudo mostra que saladas ensacadas não são livres de parasitas

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade