Da casca à semente: como aproveitar o melão inteiro na cozinha
Cada parte do melão pode virar uma opção saudável na sua dieta. Veja como!
O melão é refrescante, barato e fácil de encontrar. Mas pouca gente sabe que dá para usar todas as partes da fruta — polpa, casca e até as sementes — em receitas nutritivas e surpreendentes.
Aproveitar o melão por completo é uma forma inteligente de reduzir o desperdício e ainda incluir novos sabores no dia a dia. E, segundo a nutricionista Catia Medeiros em um artigo anterior ao MinhaVida, isso faz muito sentido do ponto de vista nutricional: "O melão é composto por cerca de 80% de água e oferece potássio, magnésio, cálcio e vitamina C, nutrientes que ajudam desde o funcionamento intestinal até a saúde do coração".
Além de ser leve e pouco calórico, o melão combina com várias preparações simples. Catia explica que a fruta ainda tem poder hidratante e leve efeito diurético, podendo colaborar no controle da pressão arterial. "A vitamina C presente no melão tem ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico", destaca a especialista. Ou seja: usar o melão inteiro na cozinha é uma forma prática de aumentar o valor nutricional das refeições.
Leite de semente de melão: fácil, rápido e zero desperdício
...
Veja também
Para desinchar após a ceia de natal, basta seguir os 3 truques simples desta nutricionista
Da casca à semente: como aproveitar o melão inteiro na cozinha
3 melhores truques para controlar os níveis de açúcar no sangue por meio da alimentação