Cuidado ao comer atum: pouca gente sabe, mas existe uma reação comum que leva muita gente ao hospital, mesmo quem não é alérgico
Condição não está ligada ao sistema imunológico, mas requer atenção especial à procedência dos alimentos
Os peixes são alimentos nutritivos e bastante presentes nos pratos dos brasileiros, sendo o atum um dos mais consumidos, com diversos tipos de preparações. No entanto, apesar de sua popularidade, esse ingrediente pode provocar uma reação adversa pouco conhecida — e que não está necessariamente ligada a alergias alimentares.
Trata-se da síndrome escombroide, um problema mais comum do que muitos imaginam e que, em alguns casos, exige atenção médica imediata. Entenda mais!
Saiba mais: Atum enlatado faz mal? Saiba a quantidade EXATA de latas que você deve consumir por semana
O que é a síndrome escombroide?
A síndrome escombroide - também conhecida como intoxicação por histamina de peixe - é uma reação tóxica causada pelo consumo de peixes mal armazenados, como o atum, levando ao acúmulo da substância chamada histamina.
"Não é uma resposta alérgica, que depende do sistema imune para acontecer. É uma intoxicação alimentar", esclarece Lucila Camargo Lopes de Oliveira, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
Alguns dos sintomas que a condição pode provocar são:
- Vermelhidão na pele
- Coceira
- Dor de cabeça
- Náuseas e vomito
- Diarreia
- Mal-estar geral
Quais outros peixes podem causar a síndrome escombroide?
...
Veja também
Dor de cabeça: tipos, remédios e como aliviar
Diarreia: causas, tratamentos e como prevenir
Náusea e vômitos: tratamentos e causas