Virginia voltou a comer nove claras de ovos no café; quais são os benefícios?
Influenciadora está focada nos treinos e na alimentação saudável
Focada em manter um corpo saudável e definido, Virginia Fonseca tem treinado pesado diariamente e mantendo uma alimentação regrada. A influenciadora voltou a comer nove claras de ovos e apenas um ovo inteiro por dia no café da manhã.
Quais são os benefícios de comer tantas claras só pela manhã?
"O ovo é um dos alimentos mais nutritivos que existem, mas é comum encontrar quem consuma apenas a clara pensando em reduzir consumo de gordura ou aumentar a ingestão de proteína. A clara é composta basicamente por água e albumina, uma proteína de alto valor biológico, ou seja, muito bem aproveitada pelo corpo. É pobre em calorias e praticamente isenta de gordura", explica Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP.
Já a gema, muitas vezes deixada de lado, é onde estão concentrados os principais nutrientes: vitaminas A, D, E e K, colina, além de minerais como ferro, zinco e antioxidantes como a luteína.
"Ao comer apenas a clara, você perde a densidade nutricional da gema. O ideal é buscar equilíbrio, aproveitando o melhor das duas partes, sempre com orientação profissional, especialmente se há metas específicas de saúde ou composição corporal", complementa a especialista.
O que muda no corpo quando você come claras de ovo?
A clara é rica em albumina, que ajuda na saciedade e pode ser útil em estratégias de emagrecimento ou ganho de massa, principalmente quando se deseja evitar o consumo de gordura.
Por isso, dietas hiperproteicas costumam recomendar claras para aumentar a ingestão proteica sem elevar as calorias. No entanto, ao consumir só a clara e descartar a gema, como foi dito acima, se perde nutrientes importantes.
"Por isso, na maioria dos casos, o ideal é consumir o ovo inteiro, aproveitando o equilíbrio entre proteínas, gorduras boas e micronutrientes", conclui.