Ovo fora da geladeira estraga?
Veja truques para descobrir se o ovo estragou
Deixar ovos fora da geladeira estraga? Essa dúvida é comum na cozinha de muitos brasileiros, especialmente diante de hábitos distintos entre países. Enquanto em locais como os Estados Unidos os ovos são sempre refrigerados, em outros, como na Europa, é comum vê-los armazenados em temperatura ambiente nos mercados. Mas e no Brasil, qual é o certo, já qiue nos supermercados ele são vendidos em temperatura ambiente?
"Estraga, principalmente em países quentes como o Brasil. Fora da geladeira, o ovo cru com casca pode deteriorar em poucos dias, especialmente se o ambiente for muito quente ou úmido. O calor favorece a multiplicação de micro-organismos e aumenta o risco de contaminação por Salmonella", alerta Vanessa Giglio nutricionista clínica funcional e nutrigenômica
Por isso, é recomendado armazenar os ovos na geladeira, mesmo que em alguns países eles sejam mantidos fora dela. "Nesses casos, as condições climáticas e os processos de higienização são diferentes dos adotados no Brasil", completa
Em locais quentes ou úmidos, como boa parte do território brasileiro, o risco de contaminação aumenta muito rápido. Por isso, deixar ovos em temperatura ambiente por dias, como ocorre em outros países, não é recomendável por aqui.
Como saber se o ovo está estragado?
Se você esqueceu ovos fora da geladeira e ficou em dúvida sobre o estado deles, existem alguns testes simples:
Teste da água: Coloque o ovo em um copo com água. Se afundar e permanecer deitado, está fresco. Se boiar, descarte.
Cheiro: Quebre o ovo em um recipiente separado antes de usar. Se houver cheiro forte ou aparência estranha, não consuma.
Casca trincada ou suja: Ovos com trincas ou sujeiras podem conter bactérias. O ideal é descartá-los ou não consumi-los crus.