Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quais são os alimentos que ajudam a baixar o colesterol naturalmente?

6 jan 2026 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Leguminosas ajudam a reduzir a absorção do colesterol no intestino
Leguminosas ajudam a reduzir a absorção do colesterol no intestino
Foto: Freepik

Manter o colesterol sob controle é uma das principais recomendações para a saúde do coração, e a boa notícia é que a alimentação pode ser uma grande aliada nesse processo. Alguns alimentos, quando consumidos com regularidade, ajudam a reduzir o colesterol LDL, conhecido como “ruim”, e a aumentar o HDL, o colesterol “bom”, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

"Para baixar o colesterol naturalmente é preciso priorizar alimentos ricos em fibras solúveis, como aveia, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e frutas como maçã e pera. Essas fibras ajudam a reduzir a absorção do colesterol no intestino, contribuindo para a diminuição do LDL (colesterol chamado ruim)", explica Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP.

A especialista diz que também vale incluir gorduras saudáveis, como as presentes no abacate, azeite de oliva extravirgem, nozes, castanhas e peixes ricos em ômega-3, como salmão e sardinha. "Essas gorduras favorecem o aumento do HDL (colesterol bom) e ajudam a proteger o coração", complementa.

Os antioxidantes de alimentos como uvas roxas, frutas vermelhas, chá verde e chocolate amargo (com alto teor de cacau) combatem a oxidação do LDL, processo diretamente ligado ao risco cardiovascular.

"Mas, é preciso lembrar que os melhores resultados no colesterol vêm da combinação entre alimentação saudável, prática regular de atividade física, sono de qualidade e controle do estresse", completa.

Pode consumir todo dia?

De modo geral, sim, a maioria dos alimentos citados pode ser consumida todos os dias, desde que haja variedade, equilíbrio e atenção às porções.

"O segredo não é exagerar em um único alimento, mas distribuir bem ao longo da semana. Quanto maior a diversidade alimentar, melhores os resultados para o colesterol e a saúde cardiovascular. Rotacionar os alimentos ao longo da semana garante diferentes nutrientes e evita excessos", conclui.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade