Cozinhar feijão com beterraba faz mal? Entenda
Muita gente tem o hábito de cozinhar a beterraba com o feijão na panela pressão, com o objetivo de que o prato fique ainda mais nutriitivo.
Segundo a nutricionista Vanessa Furstenberger, não faz mal cozinhar os dois juntos. "Porém, a beterraba contém oxalatos e fitatos, compostos que podem reduzir a absorção do ferro vegetal (ferro heme) presente no feijão. Isso não causa nenhum dano à saúde, mas pode ser um ponto de atenção para gestantes, vegetarianos e pessoas com anemia que precisam manter os níveis de ferro em alta", explica.
Para consumir esses alimentos juntos sem prejuízo nutricional, o ideal é cozinhar a beterraba separadamente. "De preferência no vapor ou assada, para manter mais vitaminas e minerais", sugere.
Caso cozinhe em água, a nutricionista recomenda utilizar o líquido roxo, rico em antioxidantes, para fazer outras preparações como caldos e sopas. "Outra dica é acrescentar no prato, ou pelo menos na refeição, uma fonte de vitamina C para potencializar a absorção do ferro do feijão. E para preservar os nutrientes da beterraba, nunca cozinhe por muito tempo e dê preferência a beterraba crua em saladas", diz.
Com moderação - cerca de ½ a 1 unidade por dia - a beterraba pode ser uma grande aliada da saúde. "Além de melhorar o fluxo sanguíneo e ajudar na oxigenação do cérebro, ela ainda fornece mais energia para os treinos e no dia mantendo também o bom funcionamento intestinal".
Quem deve evitar a beterraba?
Pessoas com pedras nos rins devem ficar atentas ao consumo, pois a beterraba contém oxalato que pode se ligar ao cálcio da urina formando cristais.
"Esse consumo diário pode deixar a urina ou as fezes com uma coloração avermelhada — o que não faz mal e é completamente normal", explica Vanessa.
Feijão e beterraba são alimentos nutritivos e saborosos, e podem, sim, aparecer juntos no prato desde que preparados com os cuidados citados acima para otimizar seus benefícios.