Chá de cavalinha é bom para quê?
A cavalinha é uma planta medicinal bastante conhecida por sua ação diurética. Ela ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, sendo útil em casos de inchaço e retenção hídrica.
"É uma planta rica em silício, um mineral essencial para a saúde da pele, unhas, cabelos e ossos. Também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem contribuir para a proteção celular e o alívio de processos inflamatórios leves", explica a Dra. Isolda Prado, médica nutróloga e diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).
A forma mais tradicional e segura de consumir a cavalinha é por meio da infusão da planta seca, como um chá. Ela também pode ser encontrada em cápsulas ou extratos líquidos, mas é fundamental que qualquer forma de uso tenha acompanhamento profissional.
"Apesar de natural, a cavalinha deve ser usada com orientação. Importante ressaltar que ela não substitui medicamentos nem resolve sozinha quadros clínicos", diz.
Quem deve evitar?
Mesmo sendo uma planta natural, não é isenta de riscos. Gestantes, lactantes, crianças, pessoas com insuficiência renal, pressão baixa ou que usam diuréticos ou medicamentos para controle da pressão arterial devem evitar o consumo sem avaliação médica.
"O uso prolongado ou em doses elevadas pode causar desequilíbrio de eletrólitos, como a perda de potássio. Isso pode levar a sintomas como câimbras, fraqueza muscular e até arritmias cardíacas", conclui a especialista.