Acredite ou não, o melhor amigo do seu purê de vegetais sempre será o forno
Com a técnica certa, seus legumes ganham mais sabor e seu prato fica muito mais gostoso.
Purê de legumes assado no forno? Será que enlouquecemos? Não, na verdade não. A realidade é que os dois mundos têm muito a oferecer, mesmo que, em teoria, pareçam polos opostos.
Purês de legumes, sejam quais forem, são uma das maneiras mais simples e econômicas de completar uma refeição. Mas existe um problema: eles podem ser sem graça. Ou, mesmo quando têm sabor, acabam sendo menos interessantes do que comer vegetais em outros formatos, como salteados, grelhados ou assados. É aí que está o ponto-chave!
Onde está o segredo do sabor?
O mais comum, ao preparar um purê de legumes - o que também vale para cremes vegetais - é cozinhar os ingredientes crus, sem nenhum toque extra.
Às vezes, salteamos ou refogamos levemente alguns deles, especialmente os mais adocicados, como abóbora, cenoura ou cebola. Mas a verdade é que você pode ter purês muito mais saborosos simplesmente usando o forno. Ou até mesmo a air fryer, que, aliás, cumpre quase a mesma função.
É verdade que demora um pouco mais, mas não muito, porque o forno faz o trabalho sozinho. Basta pré-aquecer a 180 °C, cortar os vegetais que você deseja incluir no purê e pronto.
Como assar os vegetais do jeito certo
...
Veja também
Adeus ovo frito grudado na frigideira: basta polvilhar esse ingrediente antes de colocar os ovos
Brócolis assado: a melhor receita, com apenas três ingredientes, para uma refeição deliciosa
É assim que eu faço pipoca sem óleo na panela: fácil, econômico e muito mais saudável!