Nutricionista ensina três saladas que valem por uma refeição
21 dez
2012
- 11h01
(atualizado às 16h31)
Exibir comentários
Comer bem, de forma saudável, é simples e não precisa de muito trabalho. E no clima quente de verão, vale trocar uma refeição pesada por saladas rápidas, fáceis de fazer e muito nutritivas.
Hortaliças e verduras são alimentos cheios de vitaminas, águas, fibras e minerais, que regulam o nosso organismo. Mas se você não consegue ficar comendo apenas folhas, grãos e verduras, não se preocupe. Ainda tem atum, frango, queijo para garantir a reposição de proteínas no seu organismo.
Confira três saladas, criadas por Renata Pereira de Queiroz, consultora em nutrição, pensando na praticidade e nas necessidades do verão.
Mix de folhas com frango
Ingredientes
Uma unidade de mix de folhas
Oito unidades de mussarela de búfala em cubos
Uma xícara (de chá) de pedaços pequenos de frango (pode ser substituída por peru ou carpaccio)
Duas colheres (de sopa) de champignon cortado
Cinco rodelas de alcachofras
Dez unidades de tomates cereja
Meia xícara (de chá) de batata palha
Molho à base de azeite extra virgem (a gosto)
Modo de preparo
Monte a base da salada com o mix de folhas, salpique o frango, o champignon, a mussarela, as alcachofras, o tomate cereja e finalize com a batata palha e o azeite.
Esta salada não é apenas nutritiva, mas também equilibra funções do organismo, deixando pele, unhas e cabelos fortes e bonitos, além de ajudar no funcionamento do intestino. “As hortaliças e verduras são conhecidas como alimentos reguladores do nosso organismo, compostos por vitaminas, água, fibras e minerais”, explica Renata Queiroz.
O frango, fonte de proteína e vitaminas do complexo B, é um alimento construtor, responsável pela formação do corpo, em especial dos músculos. O carboidrato da batata palha completa para não faltar energia. “os carboidratos são essenciais e devem estar presentes na alimentação diária”, afirma a nutricionista.
Salada de Alho Poró
Ingredientes
Mix de alface mimosa (verde roxa e rúcula)
Um alho poró pequeno cortado em rodela
Uma cenoura pequena ralada no ralo grosso
Uma maçã média cortada em fatias (para não escurecer as fatias de maçã, deixe de molho na água com suco de limão, até a hora de servir)
Meia xícara (de chá) de queijo tipo mussarela de búfala em cubos
Nozes picada (a gosto)
Modo de preparo
Use o mix de folhas como base da salada. Acrescente os demais ingredientes como o alho poró, a cenoura, maçã e mussarela de búfala. Por fim, salpique as nozes.
Além de vitamina A (que ajuda na formação dos ossos, pele e nas funções da retina), vitamina E (que diminui o processo de envelhecimento), vitamina K (que fortalece os ossos) e vitamina B6 (que colabora para na proteção celular, produção de hormônios e metabolismo de gorduras e proteínas) esta salada também diminui a Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), popularmente conhecida como colesterol ruim.
“As gorduras poli-insaturadas das nozes ajudam a diminuir o LDL. E ainda tem a maçã, fruta rica em fibras, água e contém um fitonutriente que reduz os riscos desenvolvimento de doenças como o câncer de estômago, fígado e pulmão”, diz a nutricionista.
Salada Sete grãos
Ingredientes
Mix de folhas (alface-roxa, alface-americana e rúcula)
Quatro colheres (de sopa) de arroz sete grãos cozido
Quatro colheres (de sopa) de atum conservado em água
Três colheres (de sopa) de queijo cottage
Uma colher (de sopa) de uvas-passas
Um fio de azeite
Gotas de limão
Sal (a gosto)
Modo de preparo
Misture o queijo cottage (no lugar da maionese) com o atum. Coloque o mix de folhas numa travessa. No centro, sobre elas, despeje o arroz sete grãos cozido, as uvas-passas e o atum. Para dar um gostinho a mais sem perder a saúde, tempere a salada com limão, potente antioxidante e rico em vitamina C (que atua no fortalecimento do sistema imunológico e aumenta a absorção do ferro) e azeite, rico em gordura insaturada, saudável quando consumido com moderação.
Renata explica que o arroz integral faz parte do grupo dos energéticos, mas se destaca por ser rico em fibras e, assim, sacia mais. O atum e o queijo cottage são fonte de proteína e ômega 3 e responsáveis pela construção e formação do corpo, em especial dos músculos esqueléticos, sangue, ossos, cabelos e órgãos, além de aumentar a imunidade do organismo.
Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra