Convites digitais e decorações com matérias reutilizáveis: conheça os casamentos eco-friendly
Com o objetivo de trazer uma consciência sustentável às cerimônias, os casais apostam em alimentos orgânicos e lembrancinhas duráveis
Com as mudanças climáticas impactando cada vez mais a vida na Terra, muitas pessoas têm mudado seus hábitos, a fim de contribuir com o planeta. Mas, para além das práticas diárias, estas também buscam manter a consciência sustentável durante eventos importantes. Assim, surgiram os casamentos eco-friendly, tendência que une festividade, estética e compromisso com a natureza.
"Se tem algo que aprendi ao longo da minha jornada é que os casais querem mais do que uma festa bonita: eles querem um propósito. E não há nada mais simbólico do que começar uma nova vida juntos fazendo escolhas que respeitam o planeta e o próximo", relata o cerimonialista Junior Donatto.
Conheça os casamentos eco-friendly
De acordo com o especialista, a nova tendência tem crescido entre "casais que desejam uma cerimônia alinhada aos valores do presente e do futuro". Para Donatto, ela "reflete escolhas conscientes em cada detalhe da celebração." E essas decisões aparecem já nos convites, que costumam ser digitais para evitar o consumo de papel.
No entanto, há ainda opções sustentáveis para quem preferem o modelo físico. Nesse caso, eles são feitos com papéis reciclados, sementes plantáveis e tintas orgânicas. Além disso, o respeito aos recursos naturais também se faz presente na decoração. Isso porque os adeptos aos casamentos eco-friendly utilizam flores da estação e materiais reutilizáveis para enfeitar o ambiente.
"O uso de plantas sazonais e colhidas localmente diminui a pegada de carbono e valoriza produtores regionais. Elementos como móveis reaproveitados, objetos vintage, vasos de cerâmica e arranjos secos garantem elegância e autenticidade, sem desperdício", explica o cerimonialista.
Cardápio, lembrancinhas e bastidores
Essa consciência ecológica, segundo o profissional, se estende ao buffet dos eventos. Donatto explica que, em prol do meio ambiente, o cardápio é baseado em alimentos orgânicos e de produtores locais. Por isso, prevalecem opções vegetarianas ou veganas.
Ademais, para reduzir desperdícios, os profissionais envolvidos, que possuem uma logística sustentável, focam em porcionar os pratos corretamente, além de reaproveitar os ingredientes e realizar doações do excedente para instituições sociais. "Mais do que tendência gourmet, trata-se de respeitar a comida, quem a produziu e quem irá consumi-la", aponta.
Com o mesmo intuito, os casais apostam em lembrancinhas duráveis, como mini temperos, vasinhos de plantas, ecobags, sabonetes artesanais ou cosméticos naturais. "A ideia é que a lembrança seja um presente útil, afetivo e — sempre que possível — com valor social agregado", esclarece.
"O luxo hoje está nos detalhes pensados com carinho, na valorização de comunidades, na conexão com a natureza e no compromisso com o coletivo. A beleza de um casamento eco-friendly está na sua capacidade de emocionar e inspirar — sem agredir o mundo em que vivemos (...) Celebrar com consciência é possível. E é lindo", conclui.
*Texto feito em parceria com a Great Assessoria